Hughes lança serviço de banda larga em banda Ku

O grupo Hughes, por meio da recém-criada Hughes Telecom Americas, iniciou este mês no Brasil a oferta do Direcway, serviço de banda larga via satélite na banda Ku. Resultante de uma reestruturação da antiga unidade brasileira da Hughes Network (prestadora de serviços de instalação de operações de satélite), a empresa ingressa na área de operações de telecomunicações por meio de uma licença de SCM obtida da Anatel em janeiro último, com o objetivo principal de competir no mercado de pequenas e médias empresas. A nova filial da Hughes vai responder pelas vendas do Direcway para toda a América do Sul.
De acordo com Edson De Vito, diretor regional para o Mercosul da Hughes Telecom Americas, o Direcway já chega a 440 mil terminais nos Estados Unidos, 60 mil na Europa e 20 mil na Índia. No Brasil, a expectativa é de contar com 2 mil usuários até o final do ano e de atingir uma base total de até 10 mil no final de 2004.
O novo serviço opera em Frame Relay, nas faixas de 11 GHz e 12 GHz, com taxas de transmissão de 512 kbps (uplink) e 60 Mbps (downlink). De acordo com De Vito, a plataforma carrega aplicações como acesso à Internet e intranet, voz sobre IP e videoconferências. Pelas suas características, segundo o diretor, o Direcway deve ter boa aceitação principalmente em segmentos como os de pequenas mineradoras, especialmente no Centro-Oeste do País, e de agribusiness.
Além destes clientes diretos, a Hughes, diz De Vito, também negocia com as operadoras fixas locais, Telefônica, Telemar e Brasil Telecom, para a revenda do serviços. Outro plano é aproveitar também para a revenda a Impsat, Comsat e Vicom, para quem a empresa já prestava serviços de turn key de links de satélite. ?O Direcway será um upgrade para as plataformas de serviços de satélite nas bandas C e Ku destas operadoras?, explica.
Por enquanto, a Hughes não tem interesse em competir no mercado residencial, como faz a Star One, operação ligada à Embratel no Brasil que também oferece transmissão de dados via banda Ku. Segundo De Vito, o custo da aquisição de clientes neste segmento é muito alto, por exigir financiamento dos terminais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui