Quatro animações brasileiras vencem a 16ª edição do Festival Anim!Arte

Quatro animações brasileiras conquistaram a 16ª edição do Festival Anim!Arte, que teve sua cerimônia de premiação realizada no último domingo, dia 13 de junho. São elas: "Òpárá de Òsún: quando tudo nasce", de Pâmela Pelegrino; "Maria Quitéria Honra e Glória", de Antonio Jesus da Silva; "Modais", de Nícolas de Sousa e "Baiacu" (foto), de Luíza Ishikawa. O grupo musical Sambalangandã participou da cerimônia.  

Na categoria Filme Ambiental, o grande vencedor do júri oficial foi o brasileiro "Òpárá de Òsún: quando tudo nasce", de Pâmela Pelegrino. A equipe de jurados também concedeu menção honrosa para o também brasileiro "Nana e Nilo – Dia de Sol e Chuva", de Sandro Lopes; para o argentino "El Árbol ya fue Plantado", de Irene Blei e para o britânico "Rhino", dirigido por Bethany Powell. O júri online consagrou o peruano "Ana Y El Covid-19: Pequeñas Historias", de Paula Chávez e Carolina Paullo. 

O grande vencedor segundo o júri oficial na sessão Culturas do Mundo foi o mexicano "El Desfile de Los Ausentes", de Marcos Almada. Também foram concedidas as menções honrosas para "Oríkì", de Pâmela Peregrino (Brasil); "Tobi and the Turbobus", de Verena Fels e Marc Angele (codireção de Alemanha e Suíça) e "Mofyah – Dada Yute", de Vinicius Kahan e Marco Souza (Brasil). Segundo o júri online o melhor filme foi para o também brasileiro "Maria Quitéria Honra e Glória", de Antonio Jesus da Silva.

O júri oficial premiou como melhor animação na categoria Estudantes Brasileiros Maxi "Modais", de Nícolas de Sousa (Rio Grande do Norte) e concedeu menção honrosa para dois filmes do Rio de Janeiro: "Altcell", do trio Matheus Galvão, Erik Fischer Guimarães e Renata Boury e "Andorinha", de Clara Braem, e para o filme gaúcho "O homem atrás da janela", de Naum Roberto Gomes. Na votação popular o paulistano "Baiacu", de Luíza Ishikawa, foi o vencedor.  

Na categoria Estudantes Internacionais Maxi "Winner", de Samuel Chovan (Eslováquia) foi o vencedor pelo júri oficial. Os jurados também atribuíram menção honrosa para as animações francesas "Happy Easter", de Juliette Audureau, Maho Claquin, Titouan Cocault, Yann Coutard, Franklin Gervais, Sophie Terriere e Xinlei Ye e "Castaway", de Rachel Bosc-Bierne, Vincent Carrett, Simon Fabbri, Marie Gauthier, Margo Lopez, Léopoldine Perdrix e Flore-Anne Victor, e para o curta canadense "My Tagalong", de Jerry Wang. O júri online consagrou "A Little More Blue", de Sugandha Bansal (Índia). Já em Estudantes Internacionais Mini o júri oficial premiou o americano "Dams: The Pros & Cons", de Ava Skye Barton e Chas Seiffert e atribuiu menção honrosa a "Side EFX", de estudantes indianos do Toon Club e da Escola Internacional Oberoi; ao argentino "Piti & Catamín", de Cecilia Klyver e ao também indiano "Friends Love", de Miss. Diya M. O mais votado pelo júri popular foi o português "Basta ser Humano", do quarteto Salvador, Petra, Carolina e Rui Duque. 

A edição será estendida até 25 de junho na plataforma Kinow. Até agora, mais de 700 pessoas de 40 países já participaram do evento este ano. Além de todos as animações, será criada uma sessão destacando os filmes vencedores.  

O 16° Festival Anim!Arte é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Universidade Veiga de Almeida (UVA) e pela Escola Parque, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, com o apoio de Kinow,  Freeway Film, Festhome e Núcleo i Inteligência Criativa.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui