Ariel Jocobowitz aponta os desafios de trabalhar no momento de transição da TV

O diretor de TV Ariel Jocobowitz afirma no "Café com Pixel", programa do canal TELA VIVA no YouTube coproduzido com o escritório CQSFV Advogados, que a televisão passa por um momento de transição e ninguém pode afirmar qual será o resultado desta mudança. Para ele, para fazer TV atualmente é preciso estar atento às outras mídias e plataformas. "Hoje não dá mais para olhar só o Ibope. Tem um milhão de dados para analisar", diz.

Jocobowitz começou na MTV, fez publicidade, passou por RedeTV!, Record e Bandeirantes até chegar ao SBT. Já dirigiu Adriane Galisteu, Hebe Camargo e Eliana. Após esta trajetória, o profissional diz que não se vê mais apenas como diretor de programas de TV. Para ele, é preciso conversar com as audiências em todas as plataformas e, ao mesmo tempo, saber trazer a linguagem das plataformas para a TV.

Apesar do hábito de consumo multitela, o diretor diz que a TV ainda é o centro das atrações. Mesmo para aqueles da geração que já nasceu conectada e com acesso a múltiplas plataformas, afirma ele, quando o conteúdo é levado para TV, há uma percepção de que chegou a um palco maior.

Audiência

"Somos cada vez mais data driven", diz. Ainda não temos todas as ferramentas para medir o sucesso em todas as plataformas, explica, mas já é possível mapear dados de YouTube, de uma hashtag e outros dados que deixam a medição mais ampla. "Ainda não temos esses dados amarrados por um instituto único e em um bolo só", diz. Mas o mercado, aposta, já não considera apenas o Ibope.

Neste cenário, cada talento tenta encontrar o seu lugar. Há alguns que funcionam no Internet e acabam indo para a televisão e vice-versa.

Veja a entrevista na íntegra:

3 COMENTÁRIOS

  1. Meu Deus, um diretor de dominical e programa engessado há anos falando de transição? Parece quando o convidado real dá o cano, a pauta tá pronta, e precisa chamar alguém às pressas. Kkkkk

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui