O Canal Futura comemora 25 anos no próximo dia 22 de setembro, com programação especial de aniversário, a partir das 8h45. Uma maratona com episódios da série "Entrevista: Futura 25 Anos", apresentada pelo músico Tony Bellotto, dos Titãs, vai trazer temas e personalidades que fazem parte da história do Futura.
A atriz e cantora Priscilla Campos, que deu vida à personagem "Teca na TV" e marcou a infância de muita gente no início dos anos 2000, é a convidada do primeiro programa, com o tema "Programação Infantil", às 8h45.
Em oito episódios exibidos ao longo do dia, Tony recebe ainda convidados como a atriz Leticia Sabatella – que relembra as inovações pedagógicas apresentadas no programa "Nota 10" e os aprendizados do "Tecendo o Saber" – e a escritora Djamila Ribeiro, uma das vozes mais importantes da luta contra o racismo hoje, que destaca a influência do Futura na sua formação e a urgência de avançar na agenda da diversidade no país.
"Conversei com pessoas de variadas origens, com diferentes experiências de vida. Todas unidas pelo compromisso de difundir o conhecimento e a educação", avalia o guitarrista, que foi apresentador de outro programa clássico do Futura, "Afinando a Língua", de 1999 a 2016, que unia música, literatura, língua portuguesa e convidados especiais.
Nos intervalos da programação, também serão exibidas peças que resgatam alguns dos principais momentos da história do Futura e o contexto da educação em cada um desses 25 anos, com marcos como a criação do ENEM.
Experiência única em educação
Experiência pioneira de comunicação para transformação social, o Canal Futura chega aos 25 anos em setembro e celebra sua trajetória de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. Até o fim do ano, sua contribuição para os temas mais urgentes do cenário da educação e das juventudes no país vai ser contada através de programação especial, eventos, debates, entrevistas e minidocumentários, entre outras iniciativas.
Criado em 1997 pela Fundação Roberto Marinho, o Futura é resultado de uma parceria estratégica única no país, que reúne organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente.
Com mais de 1,4 milhão de professores e gestores escolares como público regular, de acordo com pesquisa do Instituto DataFolha encomendada pelo canal em 2020,?94% dos professores avaliam que o Futura contribuiu para sua formação?e seu trabalho durante a pandemia e 84% dizem que o conteúdo do canal inspirou suas aulas. E 72% dos pais e responsáveis dão nota 9 ou 10 para a contribuição do Futura para a aprendizagem de crianças e jovens.
"Acreditamos que a aliança entre educação e comunicação transforma pessoas e a sociedade. Esta é uma comemoração que olha para frente, que pensa a Comunicação pública a longo prazo, que conecta o tempo todo a nossa linha editorial às questões e compromissos atuais", diz João Alegria, secretário geral da Fundação Roberto Marinho.
Até o fim do ano, o conteúdo de aniversário vai fazer um panorama da atuação do Futura nas grandes agendas sociais e educacionais, nas políticas públicas e na transformação social, com distribuição multiplataforma. Para além das telas, são mais de 7 milhões de views no TikTok, 22 milhões de visualizações no YouTube e 34 milhões de pessoas alcançadas no Facebook.
"O Futura é um local de encontros, de escuta e diálogos. Trabalhamos em parceria, participamos de redes. Diversidade está no nosso DNA, porque entendemos ser potência para transformação", completa José Brito, diretor do Canal.