"Atiraram no Pianista", animação musical dirigida por Fernando Trueba e Javier Mariscal, abre o Festival do Rio 

"Atiraram no pianista" (Foto: Javier Mariscal)

Pela primeira vez em 25 anos, o Festival do Rio recebe uma animação em sua noite de abertura, no dia 5 de outubro. "Atiraram no Pianista" ("They Shot The Piano Player", da Sony Pictures) é um drama investigativo animado, dirigido por Fernando Trueba e Javier Mariscal – dupla responsável por "Chico e Rita", longa indicado ao Oscar de 2012. Ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1993 por "Belle Époque" e um amante do Brasil, Fernando Trueba aprofunda sua visão amorosa da música brasileira, mas também de uma parte da história do país. Dividindo a direção está Mariscal, designer, ilustrador e desenhista reconhecido, e criador do mascote Cobe, dos Jogos Olímpicos de Barcelona.

No sábado, dia 14, o Festival recebe como Galas de Encerramento o longa-metragem inédito de Sofia Coppola, "Priscilla" – recém premiado no Festival de Veneza e distribuído no Brasil pela MUBI, e o thriller brasileiro "O Sequestro do Voo 375" – produzido pelo Estúdio Escarlate, coproduzido pela Star Original Productions, distribuído pela Star Distribution e dirigido por Marcus Baldini. Sua trama retrata o caso real do sequestro de um voo comercial da Vasp, em 1988. 

"O Festival do Rio é uma celebração e um convite à novas aventuras, guardando um profundo respeito pela nossa história. O mesmo espírito de nosso filme de abertura. É uma honra podermos exibir em nossa noite de gala, pela primeira vez, uma animação que retrata um dos maiores pianistas latino-americanos de vida tão breve. Uma homenagem à música brasileira, ao Rio de Janeiro e à importância da liberdade de expressão", diz Ilda Santiago, diretora executiva de programação do Festival do Rio. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui