Com feed exclusivo para vídeos, Facebook acirra disputa com o Youtube

O Facebook está testando um novo feed dedicado exclusivamente a vídeos. A informação foi confirmada em post publicado no blog oficial do Facebook nesta semana. Com a iniciativa, a empresa acirra a competição com o Youtube, que no momento domina o mercado de vídeos online.

Para ter acesso ao novo espaço, os usuários devem clicar em um ícone específico, ao lado dos de notificações e requisições de amizades. A página mantém o layout vertical tradicional do Facebook, exibindo uma lista de carrosséis com vídeos compartilhados por amigos ou páginas seguidas pelo usuário. De acordo com o Facebook, a novidade está sendo testada com um pequeno grupo de usuários.

O anúncio do feed foi acompanhado de outras novidades para a plataforma de vídeo. Entre elas, a recomendação de conteúdo quando o usuário assistir a um vídeo e a opção de salvar um vídeo para assistir depois.

Competição acirrada

O lançamento de um feed exclusivo segue uma série de medidas adotadas pelo Facebook para aumentar sua participação no mercado de vídeo e atrair produtores para sua plataforma. Desde julho, a empresa está compartilhando a receita publicitária da sessão de "vídeos sugeridos" com os produtores do conteúdo.

Além disso, o Facebook adicionou diversas funcionalidades à sua plataforma de vídeo ao longo do último ano, como ferramentas que permitem recomendar e embutir vídeos em outras páginas. Em dezembro do ano passado, a empresa também confirmou que estava desabilitando aos poucos a reprodução de vídeos do Youtube no seu feed.

Em seu relatório financeiro do primeiro trimestre de 2015, publicado em abril, a companhia informou que chegou a marca de 4 bilhões de visualizações diárias. O valor foi atingido pelo Youtub em 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui