Série "Linhas Negras", do CineBrasilTV, traz histórias de autores negros da literatura nacional 

Flávia Vieira assina o roteiro da série "Linhas Negras" (Foto: Divulgação)

A história de 13 escritores negros, protagonistas da literatura nacional, é destaque na série documental "Linhas Negras", que estreou no último domingo, dia 12 de fevereiro, no CineBRASILTV. Cada episódio narra a biografia de um dos autores, que vão desde escritores da nova geração até nomes consagrados, sempre destacando a importância de cada um deles no cenário nacional. O projeto é de Marco Borges, que assina o roteiro com Flávia Vieira. A direção é de Muriel Alves e a produção executiva de Susanna Lira. Os episódios vão ao ar todo domingo, às 22h. 

Os 13 escritores abordados nos episódios são: Maria Firmina, Luis Gama, Carolina Maria de Jesus, Machado de Assis, Ruth Guimarães, Solan Trindade, Lia Vieira, Julio E. Braz, Eliana A. Cruz, Elisa Lucinda, Jeferson Tenório, Cruz e Souza e Lima Barreto. As pesquisas foram feitas por meio de livros dos próprios autores e também teóricos da literatura. O trabalho ainda contou com a consultoria de Iris Amâncio, professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense. 

"Debatemos bastante até chegar a 13 nomes que fossem representativos, de diferentes tempos da história e também fossem diversos em gênero, regiões do país e de diferentes estilos literários", diz a roteirista Flávia Vieira, que pontua ainda que toda a produção foi um processo intenso e desafiador, porque foi um trabalho realizado durante a pandemia e, por isso, a equipe só se falava remotamente. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui