Viviane Ferreira deixa a presidência da Spcine 

Viviane Ferreira (Foto: Edilson Dantas)

Visando ao retorno para a carreira de cineasta, Viviane Ferreira deixará o posto de presidente da Spcine – cargo que ocupava desde fevereiro de 2021 – ainda em fevereiro de 2024. Na busca de uma política de continuidade das ações implantadas na empresa ao longo desse período, o nome da nova presidência será divulgado nos próximos dias. 

No período em que Ferreira ocupou o cargo de presidente, a Spcine promoveu um intenso trabalho de recuperação do setor audiovisual – que, assim como em outras áreas da economia criativa, foi amplamente afetado pela pandemia de Covid-19. Entre seus principais feitos, estão a atualização tecnológica do streaming Spcine Play e manutenção da gratuidade para todo o País; internacionalização das políticas da empresa e consolidação do programa de Cash Rebate, iniciativa pioneira no Brasil; aprimoramento dos processos de filmagens pela cidade; consolidação da Incubadora de Games, criação de um Laboratório de Playtest e Hub de Games; fortalecimento da área de formação a partir da criação do programa Spcine Convida; fortalecimento dos programas de Cineclube; lançamento de editais; aprimoramento da Portaria de Políticas de Ações Afirmativas da Spcine; projeto de expansão do Circuito Spcine para dez novas salas nas periferias da cidade; entre outros. 

Em janeiro, Ferreira finalizou as filmagens de seu novo longa, a comédia "Família de Sorte", que aborda questões sociais e a relação dos brasileiros com reality shows. A produção é assinada pela Gullane em coprodução com a Warner Bros. Discovery. O filme conta com um elenco majoritariamente negro e combina humor com reflexões sociais, assim como nos outros trabalhos da cineasta, que são voltados para um audiovisual identitário. "A maneira estereotipada como as pessoas negras têm sido historicamente retratadas no nosso audiovisual faz com que todas as vezes que a gente pense em um elenco negro, a gente o coloque automaticamente agindo contra o racismo e não simplesmente vivendo. A gente merece viver, sonhar, se emocionar e pensar uma vida em plenitude", disse a diretora.

Confira abaixo a carta de despedida de Viviane Ferreira. O texto na íntegra é divulgado em primeira mão pela TELA VIVA. 

"Inspirada pela beleza dessa imagem de uma equipe diversa, feliz e encantadora sigo certa de que a vida é feita de ciclos e desafios e eu não tenho medo de enfrentá-los. Assumir a presidência da Spcine, em fevereiro de 2021, foi sem dúvida um dos desafios mais honrosos e prazerosos na minha trajetória política e profissional. 

Liderar o processo de recuperação no período da pandemia de Covid-19 e consolidação da empresa, que se firmou como um farol de inovação e exemplo a ser seguido nas boas práticas de implementação de políticas públicas do audiovisual, é uma das vivências que mais me orgulha pessoal e profissionalmente. 

Contudo, todos os ciclos se fecham em algum momento, e reconheço que é chegada a hora de encerrar o meu ciclo à frente da presidência da Spcine para atender ao chamado de regresso ao mercado audiovisual e seguir desempenhando o meu ofício de diretora cinematográfica.   

Agradeço (in memória) ao prefeito Bruno Covas e ao secretário Alê Youssef por terem me convidado a assumir essa tarefa. Felipe Soutello e Marcus Vinícius Sinval pelas trocas e parceria ao longo da jornada. Do mesmo modo, agradeço ao prefeito Ricardo Nunes e à secretária Aline Torres por acreditarem que a minha permanência manteria a Spcine num ciclo virtuoso. Fico honrada por seguirem acreditando nos caminhos apontados pela nossa gestão ao se disporem à construir uma sucessão comprometida com a continuidade . 

Sinto um orgulho imenso do trabalho desempenhado até aqui, sobretudo por ter contato com uma equipe potente e super talentosa, e um conselho de administração e um comitê consultivo comprometidos ao meu lado. Com certeza, a Spcine seguirá brilhando e implementando políticas pungentes e necessárias para o desenvolvimento do audiovisual paulistano. Vida longa à Empresa de Cinema e Audiovisual da Cidade de São Paulo". 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui