Festival É Tudo Verdade 2022 divulga selecionados

O É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários será realizado de forma híbrida entre 31 de março e 10 de abril em quatro salas em São Paulo e 1º a 10 de abril em duas salas no Rio de Janeiro. Já a versão online acontece de 31 de março a 10 de abril, nas plataformas É Tudo Verdade Play, Itaú Cultural Play e Sesc Digital.

Ao todo, o festival exibirá 77 produções entre longas, médias e curtas, inéditas no país, retrospectivas e clássicos. São filmes de 34 países. Além disso, o evento também conta com debates, conferências e masterclass, entre outras atividades.

Os filmes vencedores dos prêmios dos júris nas Competições Brasileiras e Internacionais de Longas/Médias-Metragens e de curtas-metragens estarão automaticamente classificados para apreciação à disputa pelo Oscar do ano que vem. A cerimônia de premiação acontece às 18h do domingo, dia 10 de abril, no Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo.

"É um privilégio o retorno progressivo do festival às salas de cinema, respeitados os protocolos sanitários ainda exigidos frente à pandemia ainda vigente, como passe vacinal, uso de máscaras e lotação limitada", afirma Amir Labaki, diretor do Festival. "O respeito prioritário à segurança sanitária de todos, do público assim como das equipes dos filmes, das instituições parceiras e do festival, impõe ainda um formato híbrido, de transição, para um programa com o grau de excelência tradicional do É Tudo Verdade", completa. 

Neste ano, o Festival apresenta em salas, em São Paulo e no Rio de Janeiro, as sessões de Abertura e de Encerramento, as Mostras Competitivas de Longas/Médias-Metragens e de Curtas-Metragens Brasileiros, as estreias nacionais do ciclo informativo O Estado das Coisas, o Foco Latino-Americano, os Clássicos É Tudo Verdade e a Retrospectiva Ugo Giorgetti.

Em streaming, parte expressiva da programação será apresentada numa plataforma exclusiva, É Tudo Verdade Play, que exibirá os filmes de Abertura e de Encerramento, as Competições de Longas e Médias-metragens Nacional e Internacional, o Foco Latino-Americano, Sessões Especiais, o Estado das Coisas, Clássicos É Tudo Verdade e Retrospectiva Ana Carolina. O Itaú Cultural Play exibirá com exclusividade online a Competição Brasileira de Curtas-Metragens. Já o site e a página do YouTube do Itaú Cultural transmitem a 19ª Conferência Internacional do Documentário.  O Sesc Digital apresentará com exclusividade a Competição Internacional de Curtas. 

A 27ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários conta com patrocínio do Itaú, parceria do SESC-SP e apoio cultural da Spcine, Riofilme e Itaú Cultural. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal. 

Sessões de abertura 

Tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, o Festival começa com novos trabalhos do documentarista britânico Mark Cousins, distinguido em 2020 com a edição inaugural do Prêmio de Inovação Narrativa da European Film Academy. Sua série ?"Women Make Film – Um Novo Road Movie Através do Cinema?" foi exibida com exclusividade pelo É Tudo Verdade de 2020.

Em São Paulo, a sessão inaugural acontece para convidados no Espaço Itaú de Cinema ? Augusta, no dia 31 de março, a partir das 20h, com "A História do Olhar" ("The Story of Looking"), premiado no Festival de Sevilha de 2021. Às 21h, o filme ficará disponível por 24 horas, para todo o país, na plataforma É Tudo Verdade Play, com o limite de 1500 visualizações. 

A edição do Rio de Janeiro começa no dia 1º de abril, exibindo "A História do Cinema: Uma Nova Geração" ("The Story of Film: A New Generation"). O evento acontece no Espaço Itaú de Cinema Botafogo, a partir das 20h. O filme ficará disponível, em território nacional, para ser assistido a partir das 21h na plataforma É Tudo Verdade Play, disponível por 24 horas, com o limite de 1500 visualizações. 

Sessão de encerramento 

No encerramento do Festival, será exibido o longa "O Território" ("The Territory"), dirigido pelo norte-americano Alex Pritz, uma coprodução entre Brasil, Dinamarca e EUA. Premiado no Festival de Sundance deste ano, o documentário acompanha um jovem líder indígena brasileiro que luta contra fazendeiros que ocupam uma área protegida da Floresta Amazônica.  

A sessão acontece no dia 10 de abril, domingo, a partir das 20h, nas salas Espaço Itaú de Cinema ? Augusta (SP) e Espaço Itaú de Cinema Botafogo (RJ); e, às 21h estará disponível para streaming na plataforma É Tudo Verdade Play.

Filmes em competição – Longas e médias-metragens brasileiros 

Sete produções nacionais serão exibidas em sessões presenciais (SP e RJ), às 20h, e na plataforma É Tudo Verdade Play, no mesmo dia da sessão em cinemas, às 21h, com reprise no dia seguinte, às 13h. Depois dessa exibição, as equipes do filmes participam de um debate, às 15h, transmitido pelo YouTube do É Tudo Verdade. 

As produções são: "Adeus, Capitão", de Vincent Carelli e Tita; "Belchior – Apenas um Coração Selvagem", de Camilo Cavalcanti e Natália Dias; "Eneida", de Heloisa Passos; "Pele", de Marcos Pimentel; "Quando Falta o Ar", de Ana e Helena Petta; "Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto", de Pedro Rossi; e "Sinfonia de Um Homem Comum", de José Joffily. 

Outros títulos em competição 

A lista de selecionados contempla ainda 12 títulos internacionais, na competição de longas e médias-metragens internacionais, que serão exibidos na plataforma É Tudo Verdade Play; nove curtas-metragens brasileiros, em competição, que serão exibidos em sessões presenciais no Instituto Moreira Salles (SP e RJ) e na plataforma Itaú Cultural Play; Debates com cineasta serão exibidos no canal do É Tudo Verdade, nos dias 3, 4 e 5, às 16h; e nove curtas-metragens internacionais, também em competição, que serão exibidos na plataforma Sesc Digital. 

Sessões especiais 

Os filmes internacionais longas e curtas serão exibidos na plataforma É Tudo Verdade Play. Os curtas especiais brasileiros e internacionais também terão sessões em sala de cinema no IMS SP e RJ.

A programação contempla ainda O Estado das Coisas, mostra não-competitiva de documentários brasileiros e internacionais do É Tudo Verdade, dedicada a obras de viés informativo e jornalístico. Os filmes serão exibidos no É Tudo Verdade Play e os títulos brasileiros serão exibidos também em sessões presenciais no Sesc 24 de Maio e no IMS RJ.

Já o Foco Latino-Americano reúne filmes que serão exibidos em sessões presenciais no Sesc 24 de Maio e na plataforma É Tudo Verdade Play. 

A nova seção do Festival, Clássicos É Tudo Verdade, destaca obras-primas do patrimônio do cinema documentário brasileiro e internacional,  que serão exibidos em sessões presenciais, no Instituto Moreira Salles (SP e RJ), e na plataforma É Tudo Verdade Play (exceto ?É Tudo Verdade?, apenas presencial). 

Homenagem 

Mais conhecida por sua produção ficcional, a cineasta Ana Carolina também destaca-se em seu período inicial como documentarista. O festival apresenta três curtas-metragens e um longa, produzidos entre 1969 e 1975. Exibidos na plataforma É Tudo Verdade Play. Os títulos são: "Lavra Dor", "Indústria", "Getúlio Vargas" e "Anatomia do Espectador". 

Retrospectiva Ugo Giorgetti 

O cineasta paulistano Ugo Giorgetti ganha um retrospectiva de sua obra documental, com exibição de curtas, médias e longas produzidos entre 1973 e 2021. Os filmes serão exibidos apenas em sessões presenciais na sala Spcine ?- Centro Cultural São Paulo e no Instituto Moreira Salles RJ.

19ª Conferência Internacional do Documentário 

A 19ª Conferência Internacional do Documentário discute neste ano o patrimônio do cinema documental, que passa a ser destacado por um novo ciclo do festival, Clássicos É Tudo Verdade. Os quatro debates vão girar em torno dos 80 anos da filmagem no Brasil por Orson Welles do inacabado"It's All True"; dos 40 anos das gravações por Eduardo Escorel de "Chico Antônio, O Herói Com Caráter", com o cantador de coco descoberto por Mário de Andrade; e da reconstrução de um documentário considerado perdido do mestre soviético Dziga Vertov, "História da Guerra Civil" (1921). 

O evento terá transmissão gratuita pelas plataformas Itaú Cultural e É Tudo Verdade. Cada mesa tem duração de uma hora. As mesas são pré-gravadas e legendadas em português, quando necessário, e haverá interpretação em libras.

Atividades paralelas 

No canal do YouTube do Sesc 24 de Maio serão ministradas quatro palestras sobre aspectos práticos da realização de documentários. No dia 8 de abril, os temas são "Roteiro", com Tila Chitunda, às 11h, e "Fotografia", com Carlos Ebert, às 15h. Já no dia 9 os temas são "Som", com Geraldo Ribeiro, às 11h, e "Edição", com Idê Lacreta, às 15h. 

A lista de atividades paralelas segue com a masterclass com Ugo Giorgetti no dia 8 de abril, às 17h, no canal da Spcine, com participação de Cláudio Willer e José de Souza Martins e mediação de Rosane Pavam. Há ainda a atividade "Uma Conversa com Ana Carolina" no dia 5 de abril, às 11h, no canal do É Tudo Verdade, com participação de Paulo Rufino e mediação de Orlando Margarido.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui