Homenageada pelo Festival de Gramado, Dona Léa Garcia faleceu na madrugada desta terça-feira, 15 de agosto 

Atriz Léa Garcia no Tapete Vermelho do Festival de Gramado (Foto: Cleiton Thiele/ Agência Pressphoto)

A atriz Léa Garcia faleceu na madrugada desta terça-feira, dia 15 de agosto, no hotel que estava hospedada em Gramado. A atriz receberia o troféu Oscarito nesta noite, em Cerimônia Especial no Festival de Cinema de Gramado, ao lado de Laura Cardoso. De acordo com o Hospital Arcanjo São Miguel, a causa da morte foi um infarto agudo do miocárdio. 

Dona Léa Garcia havia chegado a Gramado no último sábado, 12, acompanhada do filho, Marcelo Garcia. A atriz circulava diariamente pelo evento, onde acompanhou diversas sessões no Palácio dos Festivais. Ela possuía uma história antiga com Gramado, conquistando quatro Kikitos com "Filhas do Vento", "Hoje tem Ragu" e "Acalanto". Aos 90 anos, a veterana detinha de um currículo com mais de 100 produções, incluindo cinema, teatro e televisão. Com uma célebre trajetória nas artes, foi indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes em 1957 por sua atuação no filme "Orfeu Negro" que, em 1960, ganharia o Oscar de melhor filme estrangeiro, representando a França. 

Atuando em produções para televisão, cinema e teatro, Léa consolidou uma carreira de papéis marcantes em produções como "Selva de Pedra", "Escrava Isaura", "Xica da Silva" e "O Clone". Foi peça fundamental na quebra da barreira dos personagens tradicionalmente destinados a atrizes negras. Tornou-se, assim, uma referência para jovens atores e admirada pela qualidade de suas atuações. Dona Léa seguia ativa nas artes cênicas. Em 2022, atuou nos longas "Barba, Cabelo e Bigode", "Pacificado" e "O Pai da Rita". Na última segunda, 14, havia confirmado negociações com a TV Globo para atuar no remake da novela "Renascer".

Ao longo do dia, todos os debates e atividades do Festival contaram com falas sobre o falecimento da atriz. Atores, atrizes, diretores e produtores prestaram suas homenagens, relembrando a importância de Léa Garcia e ressaltando o legado que ela deixa para a cultura brasileira. A pedido da família, a homenagem à atriz foi mantida na programação desta terça, com o Troféu sendo entregue a seu filho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui