Projeto de Lei concede ao município de Gramado o título de Capital Nacional do Cinema

Presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, e o Deputado Federal Afonso Hamm (Foto: Lima Moreira)

A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, é um dos destinos protagonistas do cinema brasileiro há mais de cinco décadas, recebendo o mais longínquo festival de cinema ininterrupto do Brasil. O Festival de Gramado é um dos mais antigos e prestigiados eventos da América Latina. Agora, a cidade está prestes a ser nomeada Capital Nacional do Cinema. 

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira, dia 13 de dezembro, o Projeto de Lei 5030/2023, de autoria do Deputado Federal Afonso Hamm, que concede ao município de Gramado o título de Capital Nacional do Cinema. O relator da proposta, Deputado Júlio Arcoverde, apresentou parecer favorável à medida. O texto segue para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A concessão ocorre na semana em que a cidade celebra 69 anos. 

O Festival de Gramado já possui o título de Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul desde 2006. O Kikito, símbolo máximo do evento, é, desde o ano passado, Patrimônio Cultural de Gramado, como um dos símbolos da cultura nacional e reconhecidamente o prêmio máximo do cinema no país.

O 52º Festival de Cinema de Gramado está previsto para ocorrer entre os dias 9 e 17 de agosto de 2024. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui