Léa Garcia recebe homenagem do Canal Brasil

Léa Garcia na série "Vizinhos", que estreia no Canal Brasil dia 25 de agosto (Foto: Clara Sampaio)

O Canal Brasil abre espaço em sua grade para uma homenagem à atriz Léa Garcia, que morreu aos 90 anos, na manhã desta terça-feira, dia 15 de agosto, em Gramado, onde receberia o Troféu Oscarito na 51ª edição do festival. Na programação especial serão exibidos em sequência, a partir das 21h45, quatro longas-metragens com a atriz: "Filhas do Vento", que rendeu a ela o prêmio de melhor atriz no Festival de Gramado; "A Negação do Brasil", de Joel Zito Araújo; "Um Dia com Jerusa", de Viviane Ferreira; e "O Maior Amor do Mundo", dirigido por Cacá Diegues. Um de seus trabalhos mais recentes para a televisão foi na série inédita do canal, "Vizinhos", com estreia marcada para o dia 25 de agosto. Na produção, a atriz interpreta três personagens diferentes em três episódios. No YouTube do Canal Brasil, está disponível também um episódio do programa "Espelho" de 2007, comandado por Lázaro Ramos, com Léa, Milton Gonçalves e Taís Araújo, além de uma entrevista recente de Léa Garcia com Simone Zuccolotto no "Cinejornal". 

"A Negação do Brasil", dirigido por Joel Zito Araújo, é um documentário que aborda a história das novelas no Brasil pela ótica dos atores negros e os papéis designados a eles. "Um Dia com Jerusa", o terceiro longa-metragem de ficção realizado por uma cineasta negra no Brasil (Viviane Ferreira), conta a história do encontro da jovem Silvia (Débora Marçal) com Jerusa, de 77 anos. A senhora, personagem de Léa Garcia, mora no bairro Bixiga, em São Paulo, e compartilha com Silvia suas experiências e lembranças vividas no lugar recheado de memórias ancestrais. 

"Filhas do Vento" é o primeiro filme de ficção de Joel Zito Araújo e foi vencedor de oito Kikitos no Festival de Gramado, entre eles o de melhor atriz para Léa Garcia, e melhor filme pelo júri da crítica. A trama acompanha a relação de duas irmãs, Cida, personagem vivida por Taís Araújo na fase jovem e por Ruth de Souza na maturidade, e Ju, interpretada por Thalma de Freitas e Léa Garcia. As duas se separaram ainda jovens e se reencontram 45 anos depois, no enterro do pai (Mílton Gonçalves), com vidas totalmente diferentes. Dirigido por Cacá Diegues, "O Maior Amor do Mundo" é protagonizado por José Wilker, que vive um astrofísico e paciente terminal. No longa, Léa Garcia interpreta uma mãe de santo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui