SBT realiza encontro entre as afiliadas e regionais

Aconteceu nesta semana, de 12 a 14 de setembro, o Encontro Rede SBT 2022, no Sofitel Jequitimar, no Guarujá, litoral de São Paulo. Na ocasião, acionistas e representantes das principais emissoras que compõem a rede do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), além dos gestores, participam do evento, que é um momento para a discussão de estratégias, troca de experiências e definições dos próximos projetos. No total, 55 acionistas e representantes participam do encontro. Ao todo, o SBT conta com 114 emissoras na rede, sendo 106 afiliadas e oito regionais, estando presente em 97,5% dos domicílios com TV por via terrestre.

De acordo com o CEO do Grupo Sílvio Santos e do SBT, José Roberto Maciel, não seria possível a emissora estar presente "em praticamente todos os lares brasileiros", como está, se não possuísse "uma rede tão bem estruturada, tão forte e tão presente em todos os estados, em todos os municípios, levando conteúdo de muita qualidade, sempre respeitando a questão da cultura local, da regionalidade, e passando uma mensagem sobre aquilo que o Brasil tem de melhor".  Ele complementa: "O brasileiro quer que o conteúdo da televisão tenha relação com as suas necessidades e prioridades e, dessa forma, no Encontro Rede SBT 2022, o objetivo é melhorar a convergência das programações e plataformas e o entendimento sobre qual o desejo do espectador, pois quanto mais alinhados, mais forte será a rede para enfrentar nos novos modelos de mercado e hábitos de consumo dos espectadores". 

Um dos pilares do Sistema Brasileiro de Televisão, reforçou Maciel, é a informação e, em sua visão, ele não teria a força atual se a preocupação editorial variasse entre os integrantes da rede. "O nosso jornalismo sempre primou pela questão da imparcialidade, da pluralidade, de ouvir os dois lados e um princípio que eu gosto muito, que é do pessimismo dispensável. Levamos através do nosso jornalismo, em todas as regiões do Brasil, uma informação relevante, uma informação necessária e, acima de tudo, uma informação isenta. Aquela onde o teu espectador, pela sua consciência, pelos seus valores, pelo seu entendimento, forma a sua opinião. E não uma emissora que tenta impor sua opinião ao espectador", pontuou. 

Em discurso na abertura do evento no Sofitel Jequitimar, Maciel relembrou que, para o SBT existir, é necessário conteúdo relevante e de qualidade e instigou os acionistas, representantes e gestores presentes a manterem uma reflexão constante sobre como otimizar e crescer a produção de conteúdo na TV e em outras plataformas de distribuição, visto que o mundo passa por um processo no qual a distribuição vem cada vez mais se tornando não linear, ou seja, o conteúdo fica disponível onde as pessoas querem e quando elas desejam. Percebe que atualmente, cada componente da rede está buscando uma iniciativa própria para distribuição de conteúdo em  outras plataformas, mas é necessário "encontrar uma solução comum e que seja viável para todos e que potencialize a marca", disse. 

Ainda no discurso, ele explicou que estamos hoje na chamada "economia da atenção" onde as pessoas gastam muito mais horas consumindo conteúdo em muitos dispositivos, e que manter a relevância na TV é fundamental, e manter a conversa com o espectador fora dela é essencial. "Não se trata mais de uma coisa ou outra e sim uma coisa e a outra. Estar em presentes em qualquer tela em qualquer momento e com qualidade irá exigir novas competências de produção e gestão de dados para sermos relevantes". Entre as iniciativas do SBT na produção de conteúdo para as plataformas digitais, citadas por Maciel, estão as verticais TV ZYN, o SBT Games o SBT Sports e o SBT News. 

Renata Abravanel, presidente do conselho do Grupo Silvio Santos, foi a segunda pessoa a discursar. Para ela, "as mídias são complementares e nos ajudam a amplificar e aprofundar nossa relação com a nossa audiência. Assim como nas artes, cada mídia tem um papel e uma finalidade dependendo do nosso objetivo". Renata acrescentou que o SBT não quer ter todo o tempo dos espectadores, "até porque a vida não é só estar na frente de uma tela", mas deseja "ter tempo de qualidade", isto é, no momento em que o espectador lhe der atenção, inspirá-lo para transformar. 

Em entrevista ao "SBT News", Renata declarou que as parcerias entre as emissoras da rede do SBT são "essenciais" para este, porque é a forma como se consegue alcançar quase 100% do território nacional. "Isso para nós é a nossa vida. A gente quer cada vez mais estar presente e ter uma presença relevante em todas as regiões do país, na sua diversidade, na sua pluralidade, nas suas multiculturas", completou. 

Conforme a presidente do conselho do Grupo Silvio Santos pontuou, todos os componentes da rede estão receptivos para novas tecnologias, novas linguagens e novos negócios. "Alguns mais, outros menos – isso é normal, toda mudança, toda disrupção gera uma certa ansiedade, mas eu acho que isso virou parte da nossa vida, ainda mais no pós-pandemia, a gente teve que aprender a se adaptar, a se reinventar, a inovar, a fazer também novas parcerias, pensar outros modelos de negócios, outros formatos de conteúdo, outras formas de produzir, então eu acho que constantes mudanças viraram parte do cotidiano", acrescentou. 

Já o diretor artístico do SBT, Fernando Pelégio, declarou que o evento com os integrantes da rede é válido porque os gestores do Sistema Brasileiro de Televisão querem aprender com eles e mostrar a eles quais as diretrizes da empresa, para qual cenário ela está seguindo, o que está fazendo e o que esperar do futuro: "Estamos construindo esse relacionamento com mais de 100 emissoras que formam o SBT há 40 anos. Queremos não só manter, mas melhorar esse relacionamento, e isso passa por encontro como esses". Os acionistas e representantes, disse, "sabem o que está acontecendo em cada estado, cada cidade que eles representam, e falam para os gestores do SBT". "Então a gente veio mais aprender do que falar. A gente quer saber quais são as aspirações do povo brasileiro", finalizou. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui