"Aventura em Foco", série da Zen Filmes para o Canal Off, retrata desafios de renomados fotógrafos

O Canal Off estreia na próxima terça, dia 19, a série "Aventura em Foco", da Zen Filmes. A cada episódio, a série acompanha um premiado fotógrafo em uma busca obsessiva por imagens perfeitas e que trazem gigantescos desafios de superação. Segundo o produtor executivo da série e diretor executivo da Zen Filmes, André Rossi, a série é fruto de um longo trabalho que iniciou com a escolha dos fotógrafos e passou por diversas viagens para produzir os episódios, gravados em diferentes localidades do mundo.

A série, dirigida pelos também sócios da Zen Filmes Rodrigo Schmidt e Gustavo Leite, acompanha a demanda física e emocional no processo de realização de grandes missões fotográficas, que podem envolver dias de espera em uma floresta para retratar a vida selvagem, pendurar-se em um penhasco a centenas de metros de altura ou cruzar uma tempestade de areia no deserto. Além de viver e fotografar os momentos de contemplação da natureza e as dificuldades em cada expedição, os fotógrafos dividem com as câmeras suas emoções em tempo real. Alegria, medo, ansiedade e frustração estão à flor da pele à medida em que cada desafio é superado. Em comum a todos os fotógrafos, uma missão maior: fazer com que mais pessoas se apaixonem pelo planeta por meio de suas imagens, criando assim um desejo maior pela conservação.

Segundo Rossi, a ideia partiu da produtora, parceira de diversos projetos com o Canal Off – entre eles estão três temporadas de "Custo Zero" (no Uruguai, Portugal e Indonésia), duas temporadas de "Skate Sem Fronteiras" (na Índia e na China), e "Onda de Esperança" (gravada na comunidade da Rocinha). O perfil de "Aventura em Foco" é mais abrangente do que a maior parte do conteúdo que compõe a grade do canal, mas ainda com uma conexão com os esportes, já que alguns dos fotógrafos têm trabalho relacionado ao estilo de vida retratado no Off.

Foi um longo tempo entre o aceite do canal, que bancou a série com recursos próprios, e a finalização, já que a pandemia interrompeu o processo ainda no início da produção. André Rossi conta o custo de produção foi mais elevado do que a maioria dos programas realizados pela produtora para o canal, por conta de todos os deslocamentos necessários. Ainda assim, foi possível controlar o orçamento contando com equipes enxutas, montadas de acordo com as necessidades da "missão" documentada em cada um dos oito episódios de 55 minutos.

Além de acompanhar todas etapas do projeto retratado no episódio, a série traz um perfil do respectivo fotógrafo. Para isso, a produção contou com material de acervo dos próprios fotógrafos, não apenas de fotos still, mas também footages de vídeos realizados por eles.

Para realizar as missões, a equipe de produção teve que enfrentar alguns dos perrengues que os profissionais retratados passam no cotidiano do seu trabalho. Para o primeiro episódio, por exemplo, Rossi conta que a equipe tinha que acordar diariamente às 4h e fazer uma caminhada de mais de uma hora pelas margens do rio Teles Pires, que banha os estados de Mato Grosso e Pará. Chegando ao destino, o fotógrafo João Paulo Krajewski ficava durante várias horas em uma tenda camuflada, para não ser visto pelos animais, deixando apenas a ponta da lente de sua máquina fotográfica para fora. Neste momento, a equipe de produção precisa se afastar pelo menos 300 metros e acompanhar o trabalho dele à distância, para que não espantassem a fauna local.

Com 10 anos de existência, a Zen Filmes já produziu mais de 200 programas individuais para TV. Além das séries para o Canal Off, realizaram documentários e séries de viagens e lifestyle para outros canais, com "Winnwood: Arte de Rua em Miami", para o canal Curta; a série "Transmusical", para o canal Bis, e o especial "Bono, o Cão Aventureiro", para o "Fantástico", da TV Globo.

Veja a lista dos episódios que compõem a série:

João Paulo Krajewski

João Paulo atua como documentarista, biólogo e conservacionista, juntamente com sua esposa, a bióloga Roberta Bonaldo. Concluiu seu doutorado em Ecologia pela Unicamp e trabalhou anos como pesquisador, ao lado de grandes cientistas no Brasil, Austrália e Estados Unidos. Seu maior interesse é divulgar, através de suas imagens, a beleza e o entendimento sobre a vida selvagem.

Missão: JP voa até a região do rio Cristalino, no norte de Mato Grosso, em busca de imagens de animais dos rios e suas proximidades, como araras, anambés-pretos, antas, ariranhas e muitos outros. Sua grande missão será fotografar de perto as Tiribas, aves muito arredias e de colorido intenso, em um comportamento que só ocorre em uma época do ano. O maior desafio será ver sem ser visto e esperar camuflado, por vários dias, até o momento certo para fotografar.

Murilo Vargas

Profissional da fotografia de aventura e escalador há mais de 10 anos, Murilo Vargas percorreu as mais remotas regiões do Brasil e diversas ao redor do mundo, sempre em busca de desafios cada vez mais complexos.

Missão: Murilo vai fotografar uma escalada desafiadora na Cachoeira do Tabuleiro, a mais alta de Minas Gerais, com 273 metros. A missão de Murilo é registar seus próprios desafios ao longo da subida, mostrando cada etapa vencida e cada obstáculo, incluindo os imprevisíveis. E, ainda, fotografar os escaladores Gustavo Fontes e Alex Mendes até o topo.

Marco Terranova

Marco Terranova aproveita sua cidade, o Rio de Janeiro, da forma mais intensa: nada, escala, salta e pedala pelos monumentos naturais, com o olhar único de um fotógrafo que foge do óbvio. Seu estilo intrépido diante dos panoramas resulta na criação de pontos de vista inéditos, ainda inexplorados, inventando novos cartões-postais e revolucionando horizontes já desvendados.

Missão: Marco Terranova sai em uma busca para fotografar as espécies em extinção do Parque Nacional da Ilha do Cardoso. O Parque tem 151 Km quadrados e engloba praias e vegetação de dunas, costões rochosos, brejos de água doce e salobra, manguezais e ambiente lagunar, florestas e campos de altitude. O grande desafio é transitar por esses biomas 100% preservados, chegando aos "cliques perfeitos" e ao maior número de espécies e paisagens fotografadas.

Cristian Dimitrius

Cristian Dimitrius é cinegrafista e fotógrafo especializado em vida selvagem e história natural. Seja em terra ou em baixo d'água, de onças e anacondas a cachalotes e gorilas, a cinematografia inovadora e técnicas de câmera não ortodoxas de Cristian estão ajudando a revolucionar a forma como o público percebe a vida selvagem.

Missão: Cristian vai para a região da Baja California, no México, com o desafio de fotografar o frenesi alimentar dos Marlins, um fenômeno que tem um período certo do ano para acontecer. Os Marlins listrados "empurram" as sardinhas até a superfície. Assim, limitam o movimento do cardume e aumentam as chances de fisgar uma presa. Apesar de serem um dos peixes mais velozes dos oceanos, a maioria das investidas não lhes rende frutos…

Thiago Diz

Thiago Diz nasceu no Rio de Janeiro e cresceu em 6 países diferentes, dos 4 aos 15 anos. A fotografia lhe foi apresentada como forma de eternizar as memórias dos ambientes em constante mudança de sua vida. Em 2001, pela primeira vez, Thiago pegou uma câmera com verdadeiro interesse, durante uma viagem de seis meses pela Nova Zelândia. Hoje, é especializado em fotografia de esportes de aventura e de narração de viagens. Já registrou ultramaratonas na China, África e Antártica. Suas fotos foram publicadas em revistas de todo o mundo.

Missão: Thiago vai acompanhar uma ultramaratona de sete dias no deserto do Atacama, uma das mais desafiadoras e belas paisagens do mundo. Seu objetivo é registrar cada etapa vencida pelos obstinados atletas participantes. Corrida ascendente em montanhas e dunas, temperaturas extremas, atravessando terrenos rochosos, poucas horas de sono entre uma etapa e outra. Esses são apenas alguns dos obstáculos do fotógrafo na busca por imagens perfeitas.

Marcos Amend

Ao longo de sua trajetória profissional, o fotógrafo e ambientalista Marcos Amend viveu por um ano e meio no coração da Amazônia, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Trabalhou ainda em diversos projetos em parceria com povos indígenas, para o fortalecimento do turismo consciente e registro fotográfico em Parques Nacionais e áreas preservadas.

Missão: A missão de Amend é voltar ao Pantanal-Norte, estado de Mato Grosso, onde já esteve algumas vezes, para fotografar novos comportamentos das onças no Parque Estadual Encontro das Águas. O desafio vai envolver horas de deslocamento por rios, lagoas e corixos e muita espera debaixo de um sol avassalador. O resultado vai fazer valer cada gota de suor.

Henry Fila

Henry Fila é mergulhador e instrutor de mergulho há 30 anos. Começou a fotografar para ajudar a contar as histórias sobre as quais todos perguntavam quando retornava dos mergulhos. A paixão pela fotografia foi crescendo e hoje Henry possui um espetacular acervo de imagens subaquáticas. Apaixonado por tubarões e raias, Henry já fotografou no Caribe, Indonésia, Baja California e vários outros pontos do mundo.

Missão: Henry pretende se desafiar como nunca e registrar uma fotografia subaquática noturna, na região de Pedras Secas, em Fernando de Noronha. Mas o desafio não para por aí: a fotografia a ser feita envolve a técnica de "light painting", e uma equipe de profissionais experientes de Fernando de Noronha vai ser envolvida para que o projeto possa acontecer. A ideia é iluminar uma grande área para fazer pela primeira vez o registro noturno e completo do arco rochoso submarino na região de Pedras Secas.

Fred Pompermayer

Fred Pompermayer tem se dedicado a fotografar o surfe de ondas grandes e os esportes de aventura há mais de uma década. Suas fotos apareceram em capas de revistas renomadas, livros e em publicidade ao redor do mundo. Radicado na Califórnia, Fred personaliza e constrói ele mesmo as caixas-estanque para suas câmeras e flashes. Além do mar, Fred é apaixonado pela montanha e escalada, ambientes nos quais tem uma vasta produção fotográfica…

Missão: Na busca por imagens de ondas gigantes pouco exploradas, Fred Pompermayer embarca em diferentes aventuras na Califórnia, Havaí, México e em um ponto secreto de ondas gigantes. Ele vai enfrentar o frio, o mar revolto e as dificuldades de acesso em cada região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui