Uma pesquisa da empresa especializada em inteligência de mídia Tunad apontou que o merchandising da marca de carro BYD exibida no programa "Domingão com o Huck", da TV Globo, gerou o maior pico de pesquisas relacionadas à marca no Google desde a sua entrada no país. A exibição aconteceu no dia 27 de agosto, às 19h26.
Antes do início da campanha, a média de buscas por BYD era de 8,5 buscas por minuto. Esse número saltou para mais de 7 mil buscas às 19h42, 16 minutos após a exibição. Ao longo dos 30 minutos subsequentes da inserção, foram contabilizados mais de 36 mil novos "lifts" (aumentos significativos que superaram a base anterior à ação).
Em um contexto mais amplo, o número total de buscas no Google pelas palavras-chave relacionadas à marca BYD entre 1º de junho e 30 de agosto foi de cerca de 608 mil. Esta única ação de merchandising, portanto, foi responsável, em 30 minutos, por mais de 6,3% do volume total de buscas dos dois meses analisados.
A pesquisa
A Tunad tem um sistema de captura de sinal dos canais da TV aberta, Pay TV, rádios e streamings. O sistema consegue identificar o momento de início dos comerciais e faz a classificação automática via audio-matching com uma equipe de auditoria fazendo a conferência final para a validação dos resultados.
Além disso, a plataforma da Tunad consegue utilizar esses dados para fazer um cruzamento e identificar se esses anúncios tiveram impacto em algum KPI específico. Um dos KPIs que a Tunad tem são as buscas no Google. A Tunad possui uma API que carrega minuto a minuto as palavras-chave que são cadastradas na plataforma. Com esses dados a plataforma irá atribuir os crescimentos de busca pela palavra-chave comparando janelas de tempo curtas antes e depois de cada inserção.
Hoje, ela audita para as pesquisas de novos criativos os canais de TV Aberta de São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Curitiba, Itapetininga, Jaú, São José do Rio Preto. E os canais de Pay TV AXN, Cartoon Network, CNN Brasil, Discovery Channel, Discovery H&H, Discovery Kids, ESPN2, ESPN4, ESPN Brasil, Fox/Star, FX , Globo News, GNT, Megapix, Multishow, National Geographic, Sony, sportv, TNT, Universal, Viva e Warner Channel.
A pesquisa na íntegra pode ser acessada online.