Spcine estreita laços com produtores em Burkina Faso e Nigéria 

Equipe Spcine na Nigéria (Foto: Divulgação)

A Spcine esteve em comitiva internacional durante os dias 24 de fevereiro e 4 de março participando de eventos com produtores de cinema e audiovisual nos países Burkina Faso e Nigéria, para estreitar laços com os profissionais desses países a fim de firmar acordos de parcerias e cooperação. 

A primeira parada foi em Ouagadougou em Burkina Faso, onde participaram do Festival Pan-Africano de Cinema e Televisão (FESPACO). Criado em 1969, o FESPACO é o maior evento do gênero no continente. O objetivo da comitiva é articular formas de cooperação entre o Estado Burkinabé e o Estado Brasileiro por meio da promoção de novos projetos audiovisuais que promovam o diálogo desses profissionais com seus homólogos africanos. Além disso, busca aproximar o festival com a agenda de eventos que acontece em São Paulo. A delegação da Spcine, comandada pela diretora-presidente por Viviane Ferreira, foi composta de cineastas e produtores da cidade de São Paulo que representam a nova geração do audiovisual brasileiro que também é diaspórica. 

A segunda parada foi na Nigéria, país que mais produz conteúdos audiovisuais no continente e o 2° país do mundo em produção, daí ser conhecida por "Nollywood", ficando atrás apenas da "Bollywood" indiana, conforme dados da UNESCO (2021). Em Lagos, capital do país, a Spcine participou de reuniões e visitas orientadas para realização de negócios e parcerias com empresas, estúdios de distribuição e produção, instituições de formação e escolas de cinema e diretores de festivais.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui