Mostra de Cinema Indígena chega ao Alto Xingu com inauguração de Casa de Cinema e festas tradicionais

O Festival de Cinema e Cultura Indígena (FeCCI), em sua primeira edição, apresenta uma mostra de filmes na aldeia Ipatse dos Kuikuro, no Território Indígena do Xingu (MT), nos dias 17 e 18 de setembro. O evento também vai inaugurar a Casa de Cinema – casa construída com o apoio do FeCCI para a exibição de filmes na aldeia. A proposta da casa é ser um local comunitário, dentro do Alto Xingu, para potencializar a prática, o aprendizado, a fruição e a vivência do cinema. 

"A Mostra e a Casa de Cinema vão ampliar o acesso dos nossos parentes ao cinema e assim vamos promover a circulação de filmes na nossa aldeia e também para o povo do Alto Xingu", diz Takumã Kuikuro, cineasta e diretor-geral do FeCCI. 

Além das exibições de filmes, os Kuikuro irão apresentar rituais e festas tradicionais durante os dois dias de programação, são elas: Festa de Duhe (Tawarawana), Festa Hugagü (Festa do Pequi), Takuaga (Takuara) e Yamurikumã (Festa das Mulheres).

A Mostra de Cinema do FeCCI no Xingu conta com apoio da prefeitura de Querência/MT e da Secretaria de Cultura do Estado do Mato Grosso. O FeCCI recebe patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia do Distrito Federal.

Programação 

No sábado, dia 17 de setembro, haverá a abertura da Mostra Xingu e a Festa de Duhe (Tawarawana – Festa dos Peixes) pela manhã. À tarde, a agenda contempla a Festa Hugagü (Festa do Pequi) e à noite, terá início a primeira parte da mostra de filmes na Casa de Cinema.

No domingo, dia 18 de setembro, pela manhã, será celebrada a Festa Takuaga (Festa da Takuara). No período da tarde, a Festa Yamurikumã (Festa das Mulheres), a Festa Hugagü (Festa do Pequi) e a Festa Takuaga (Festa da Takuara). Por fim, à noite, mais uma parte da mostra de filmes na Casa de Cinema. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui