"Self-Made Brasil" é o novo reality show de empreendedorismo original do Sony Channel. A estreia está marcada para quinta-feira, dia 22 de setembro, às 20h30. Comandado pela atriz Sheron Menezzes, em sua estreia à frente de um reality show, "Self-Made Brasil" é uma competição que vai desafiar empreendedores que buscam conquistar o mercado – mais especificamente o alimentício – a desenvolverem seus produtos em todo o seu potencial. Ao longo de 13 episódios, o público acompanhará o processo por trás do desenvolvimento de grandes ideias em meio a desafios.
"O programa foi concebido desde o começo para focar no segmento de gastronomia. É onde as pessoas normalmente começam nesse caminho do empreendedorismo. É um tema que está muito em voga agora – o programa estreia num contexto de país em que que 50% da população não tem emprego formal. Essas pessoas vivem de 'se virar', que é sinônimo de empreender. Muitas chegam sem nem saber o que é empreendedorismo, sem saber que é isso que elas fazem. Aqui, abordamos um perfil de empreendedor que está alguns passos atrás do que vai ao 'Shark Tank', por exemplo, onde as ideias já estão estruturadas e existe um plano de negócio. No 'Self-Made', vemos todo o percurso de evolução do produto", contou Roberto d'Avila, da Moonshot Pictures, produtora da atração, em coletiva de imprensa realizada nesta sexta, 16. Ele assina ainda a direção-geral do reality.
"É muito desafiador criar um formato original. Como é um programa novo, nós não abrimos inscrições. Fizemos uma pesquisa de potenciais participantes 'na unha' mesmo. Nesse processo, procuramos produtos que tivessem um diferencial, algo especial, e a conjugação disso com o perfil do empreendedor. E miramos também no potencial de mercado", completou.
Dinâmica da atração
A cada semana, quatro participantes terão que apresentar suas receitas e projetos em diferentes etapas de eliminação para a apresentadora e o time de jurados, composto por Monique Evelle, empresária, especialista em inovação e ativista brasileira, fundadora da "Inventivos", uma plataforma de desenvolvimento de novos empreendedores; Guga Rocha, empreendedor e renomado chef de cozinha com carreira internacional; e Fernando Andreazi, cofundador e Diretor Criativo do REBU, premiado estúdio de branding, design e criação que atende grandes marcas de diversos segmentos, além de Mestrando em Branding na School of Visual Arts de Nova York.
"É um processo delicado participar do júri do programa. Nós recebemos pessoas que têm sonhos, que chegam muito certas do produto que têm. Acreditam que aquele produto é o melhor possível. Então é necessário ter uma coisa muito humana na hora de expor os problemas. Mas fiquei impressionado como os participantes estavam abertos a ouvirem ideias de possíveis caminhos novos. Pra mim, é mais sobre o humano do que sobre o produto. Para os empreendedores que estão assistindo, fica a lição de procurar alguém de fora para ter uma visão mais ampla do seu negócio. No programa, vemos que quando a pessoa deixa o ego de lado e realmente se abre para essa oportunidade, o que ela vive é um impulsionamento absurdo", analisou Guga Rocha.
"Minha parte é mais pessoal. Sempre procuro uma maneira de manter vivo no empreendedores o CPF, para além do CNPJ. Se a pessoa não estiver bem, o negócio também não estará. No meu papo com os participantes, os encontro mais vulneráveis – naquele momento, tento identificar se a pessoa está pronta para a visibilidade, para receber o dinheiro investido, para os seis meses de mentoria, para aceitar uma possível mudança de rota… É sobre a capacidade de se movimentar. Trago ainda o objetivo de decodificar cada vez mais a nossa linguagem para que qualquer pessoa que assista consiga entender", completou Monique Evelle.
"O time de jurados buscou pessoas especialistas em suas áreas e carismáticas também. Desenhamos a linguagem de cada quadro, cada um comandado por um dos jurados, de forma específica, até com uma linguagem de câmera diferente, porque eles são, de fato, muito diferentes entre si", explicou d'Avila.
Premiação
Com a ajuda do time de especialistas, os participantes do programa vão embarcar em uma jornada de empreendedorismo repleta de aprendizados. Ao final de cada episódio, o vencedor ganhará um valor em dinheiro (R$25 mil) e um programa de capacitação em parceria com a Local.e, uma startup de aceleração de crescimento de marcas locais e acesso ao varejo, que culminará na sua participação da Anufood, a maior feira de comidas e bebidas da América Latina, onde haverá, na edição de 2023, um stand conjunto para os vencedores do reality (um por episódio).
"É um programa que realmente vai fazer a diferença na vida das pessoas. Não é por um troféu – são cursos, mentoria, investimento financeiro. É uma plataforma de lançamento de negócios e empreendedores", concluiu o diretor-geral.
"Self-Made Brasil" vai ao ar às quintas-feiras, 20h30, no Sony Channel. O programa é uma coprodução entre o Sony Channel e a Moonshot Pictures, criadora do formato, com direção geral de Roberto d'Avila. Todos os direitos sobre o programa são reservados à Sony Pictures Television.
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