Governo de SP abre inscrições e levará cinco empresas para o Ventana Sur, em Buenos Aires

O Governo de São Paulo realiza a 9ª e última missão de 2022 do CreativeSP/Programa de Internacionalização da Economia Criativa, que tem como objetivo gerar negócios, atrair investimento estrangeiro para o estado, incentivar o intercâmbio das empresas paulistas do setor e promover São Paulo internacionalmente. O destino será o Ventana Sur, um dos maiores eventos do setor audiovisual da América Latina, que acontece de 28 de novembro a 2 de dezembro, em Buenos Aires, na Argentina. 

O programa é fruto de parceria entre a InvestSP, a agência de promoção de investimentos do estado, e as secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa e Relações Internacionais. A missão para o Ventana Sur ainda conta com apoio de BRAVI (Brasil Audiovisual Independente), Cinema do Brasil e Spcine.

As cinco empresas selecionadas contarão com ações gratuitas de capacitação, consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-eventos, além da possibilidade de participação em rodadas internacionais de negócios e reuniões com investidores. O programa ainda reembolsa as empresas em até 50% dos custos com a viagem, no limite de US$ 3 mil em despesas elegíveis.

O Ventana Sur deve reunir pelo menos três mil produtores, distribuidores e investidores de mais de 50 países, que irão à Argentina para negociar direitos, apoios e patrocínios, por exemplo. Entre os organizadores do evento, está o Marché du Film, responsável pela área de negócios do Festival de Cinema de Cannes, na França, para o qual o Creative SP levou dez empresas em maio.

Antes do Ventana Sur, o último evento de 2022, o Creative SP realizou outras oito missões, que levaram 68 empresas paulistas – selecionadas entre quase 900 inscritos – para eventos internacionais focados em entretenimento, tecnologia, cinema, games, música, literatura, artes visuais e design: SXSW, nos Estados Unidos; Festival de Cinema de Cannes, na França; Festival Fringe, na Escócia; Gamescom, na Alemanha; Festival de Cinema de San Sebástian, na Espanha; C2 Montreal, no Canadá; Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha; e Web Summit, em Portugal.

A expectativa do Governo de SP e das empresas participantes é que, no período de um ano, essas missões gerem cerca de R$ 300 milhões em negócios e 6,5 mil empregos no estado. Até agora, os empreendedores puderam fazer contato com mais de 1,2 mil possíveis parceiros de aproximadamente 100 países, principalmente de Estados Unidos, Alemanha, França, Canadá e Reino Unido. O valor de R$ 300 milhões supera em mais de 50 vezes o investimento público no Creative SP, que em 2022 será de R$ 5,5 milhões.

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