Novidades em animação e tecnologia marcam a nova temporada do "The Masked Singer Brasil", na Globo

Jurados e apresentadoras do "The Masked Singer Brasil" (Foto: Globo/ Maurício Fidalgo)

Estreia na TV Globo neste domingo, dia 21 de janeiro, após "Temperatura Máxima", a quarta temporada do reality musical "The Masked Singer Brasil". Na competição, famosos mascarados se apresentam em grandes musicais. Enquanto isso, jurados e público utilizam diversas estratégias para tentar desmascara-los – mas a revelação só acontece quando a celebridade da vez é eliminada da disputa. 

A nova temporada traz novidades, começando pelo time de jurados: José Loreto e Paulo Vieira são os detetives estreantes do grupo, que se juntam a Taís Araujo e Sabrina Sato na missão de estarem atentos a todos os detalhes para descobrir as personalidades por trás das máscaras. Kenya Sade é a nova parceira de Ivete Sangalo na apresentação, liderando a investigação dos bastidores e a interação com a plateia. 

Na tarde da última terça, 16, a Globo recebeu a imprensa e convidados no novo cenário do programa, em São Paulo. O palco do reality, onde se apresentam Ivete Sangalo e os mascarados, foi transformado numa arena 360º, com a plateia posicionada em quatro espaços ao redor do centro do estúdio, como nos grandes shows. A nova configuração conta com três opções de entrada e saída: a primeira, o tradicional túnel, que se mantém como acesso dos jurados ao palco; a segunda, um grande telão que se abre para o ingresso de Ivete e mascarados; e a terceira, uma imensa estrutura vazada no formato de máscara, por onde os mascarados saem.

"Essa é a temporada com mais novidades. Temos dois novos jurados, que chegaram como se estivessem aqui desde a primeira temporada, super entrosados. Temos a Kenya, jogando ao lado da Ivete. Ela trouxe essa experiência dos festivais que fez na Globo e tem contribuído muito para o programa. E as fantasias, que são as verdadeiras protagonistas. Sempre procuramos trazer o lado do Brasil – tem objetos, comidas, tudo pra aproximar o programa o máximo possível dos brasileiros", contou Adriano Ricco, supervisor artístico, na ocasião. 

"O grande desafio era fazer uma quarta temporada de um projeto que já vem de três temporadas anteriores bem sucedidas. O 'Masked Singer' foi criado, na versão brasileira, durante a pandemia, com um cenário pensado para aquele momento. Agora, a quarta temporada permitiu trazer mais da plateia para dentro do cenário, em uma proposta de programa de auditório, mas também de show, o que traz uma atmosfera diferente das temporadas anteriores. Esse é um dos grandes diferenciais agora. O novo cenário, da forma que foi pensado, é 360º: são quatro palcos, que permitem outros caminhos para as apresentações artísticas, iluminação e movimentação de câmera", acrescentou o diretor geral Marcelo Amiky. "Nosso programa é diferente da versão dos outros países. Vamos para a quarta temporada com elementos que os programas de nenhum lugar do mundo têm", concluiu. 

Fantasias 

Idealizado pelos figurinistas Gabriel Haddad e Leonardo Bora – carnavalescos da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio – que também assinam a direção das fantasias, o grupo de personagens está cada vez mais diverso, criativo e cheio de brasilidade, com alusão às culturas das diferentes regiões do país. São eles: A Preguiça, Bode, Chimarrão, Cuco, Etzinho, Dona Formiga, Livro, Mamãe Abacate, MC Porquinha, Pé de Alface, Sereia Iara e Trevo.

Mascarados virtuais 

Outra novidade é a criação dos personagens virtuais. Ao longo da competição, por quatro semanas a partir do oitavo episódio, mascarados virtuais, criados com recursos de animação e tecnologia dos Estúdios Globo, chegam com uma função chave para a dinâmica do programa. Em uma ação inédita nas atrações de entretenimento da TV Globo e no formato do reality no mundo, serão feitas reproduções de personagens em 3D que espelham movimentos gravados por artistas reais, em participações únicas. Público e elenco assistirão a apresentações de fantasias animadas, que serão inseridas por efeito de computação nas imagens do cenário do programa. Os demais concorrentes mascarados, no palco, mudam de função, e poderão tentar descobrir quem são essas personalidades. Caso acertem, ganham o benefício de se serem salvos e manterem o segredo de suas identidades. E todos, ao final de cada episódio, conhecerão os nomes por trás das fantasias animadas. 

"Quatro famosos foram aos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, e nós capturamos os movimentos deles, andando, dançando. Após um processo de pós-produção do departamento de efeitos especiais da Globo, eles estarão aqui, no palco do programa, se apresentando para também serem julgados", adiantou Ricco. 

Interatividade 

Para além de novidades na dinâmica do jogo, a nova temporada traz também mais interatividade. O novo "Masked Game", hospedado no site do programa dentro do Gshow, é um jogo com perguntas sobre o conteúdo de cada programa e permite que sejam feitos palpites sobre quem terá a identidade revelada. Os participantes concorrem a brindes e prêmios.

O "The Masked Singer Brasil" é uma coprodução TV Globo e Endemol Shine Brasil, baseado no formato sul-coreano criado pela Mun Hwa Broadcasting Corp, com supervisão artística de Adriano Ricco (TV Globo) e direção geral de Marcelo Amiky (Endemol Shine Brasil). O programa vai ao ar na TV Globo aos domingos, após o "Temperatura Máxima", com reexibição na madrugada de segunda para terça-feira, à 0h30, no Multishow, seguida da entrevista de Kenya Sade com o eliminado da semana.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui