Gabriel Garcia Marques elogia projeto DOC TV Ibero-América

O escritor colombiano Gabriel Garcia Marques enviou uma carta aos representantes dos países na Conferência das Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas Ibero-americanas (CAACI) enaltecendo o projeto DOC TV Ibero-América. Segundo ele, o projeto idealizado pelo Ministério da Cultura brasileiro irá concretizar o sonho de integração dessa região através do audiovisual.
O DOC TV Ibero-América visa implantar um programa de fomento ao documentário latino-americano, dinamizando e integrando diferentes pólos nacionais do continente. O modelo será o mesmo do Programa DOCTV implantado no Brasil pela Secretaria do Audiovisual do MinC, que já financiou 61 documentários em vários estados do País.
Os últimos detalhes da implantação do projeto devem ser acertados na reunião do CAACI, que acontece nesta sexta, dia 18, em Mar del Plata, na Argentina. Segundo a assessoria de imprensa do MinC, Espanha, Portugal e Venezuela já aderiram ao programa, que aceitará inscrições dos países interessados até abril.
Para viabilizar a produção dos filmes, será constituído o Fundo DOCTV IB, que deverá arcar com 80% dos custos. Cada filme terá orçamento de US$ 100 mil. O projeto prevê que os outros 20% da obra deverão ser financiados pelos canais públicos de televisão de cada país que, em troca, terão o direito de exibir todos os filmes produzidos.
O lançamento dos concursos nacionais de seleção que irão definir o documentário de cada país será feito de acordo com regulamento padrão e realizado simultaneamente em todos os países participantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui