Jessica Rosenworcel, presidente da FCC, órgão regulador das comunicações nos Estados Unidos, anunciou na abertura oficial do NAB Show 2013 nesta segunda, 17, em Las Vegas, uma parceria público-privada que atuará para garantir uma transição suave do padrão atual de TV digital para o ATSC 3.0. A Future of Television Initiative, explicou a presidente da FCC, é uma parceria público-privada que atuará na transição entre padrões nas emissoras, outras indústrias associadas e, sobretudo, junto ao público final.
Conforme apresentado no evento, a NAB, principal associação de radiodifusores do país, encabeçará um esforço com as partes interessadas da indústria, o governo e representantes do interesse público para estabelecer um roteiro para uma transição ordenada e rápida. "Com mais de 60% dos americanos cobertos por um sinal de TV de próxima geração, estamos entusiasmados em trabalhar em colaboração com todas as partes interessadas, incluindo a FCC, para levar a TV de próxima geração e todos os seus benefícios a todos os telespectadores", disse o CEO da NAB, Curtis LeGeyt na abertura do evento.
Segundo LeGeyt, a Future of Television Initiative será dividida em três grupos de trabalho, cada um estabelecido para abordar componentes críticos da transição. Esses esforços se concentrarão em abordar:
- a infraestrutura existente,
- os aspectos técnicos da execução da transição e
- outras questões regulatórias decorrentes da evolução dos padrões de transmissão.
Segundo o CEO da NAB, os grupos de trabalho serão formados nas próximas semanas e envolverão diversas partes interessadas.