Digitaliza Brasil deve estar concluído até o meio do ano, diz Moisés Moreira

O conselheiro da Anatel Moisés Moreira acredita que o programa Digitaliza Brasil esteja concluído até a metade deste ano. Moreira abriu o evento SET:30 na manhã desta segunda, 17, em Las Vegas. O programa para digitalização dos serviços de televisão mencionado pelo conselheiro da Anatel contempla localidades que tinham apenas transmissão analógica. De acordo com ele, mais de 90% do processo está concluído e mais de 5 mil canais digitais foram viabilizados.

Setor relevante

Moreira apontou que este é, provavelmente, o último ano em que participa do evento em Las Vegas como conselheiro da agência reguladora, uma vez que seu mandato termina no fim deste ano. O conselheiro afirmou que levou uma sensibilidade sobre o setor de radiodifusão para a agência, que até então, não teria conhecimento da sua relevância para as comunicações no País. "Tenho certeza de que a Anatel hoje tem outra visão da radiodifusão", disse.

O conselheiro afirma que comprou algumas disputas internas em favor do setor. Como exemplo, mencionou a decisão de usar o saldo do Gired para o Digitaliza Brasil – o Gired foi o responsável pela redistribuição e digitalização de Canais de TV e RTV para liberação de espectro para serviços de telecomunicações.

Moisés Moreira aponta que o setor tem importantes temas sendo debatidos dentro da agência que merecem atenção. Mencionou a pirataria de radiodifusão e, sobretudo, a manutenção da faixa de 600MHz do espectro de frequência, o UHF. "Sempre tem alguém querendo avançar sobre esse espectro. Sou sempre contra", disse. Ele destacou que a faixa poderá ser necessária, por exemplo, na transição para a TV 3.0.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui