Promovida pela Paramount e pela Dream Factory, a VidCon São Paulo divulga a programação da primeira edição brasileira, que acontecerá entre os dias 7, 8 e 9 de julho de 2023, no São Paulo Expo, e será o local onde a cultura digital ocupa o centro do palco e os principais criadores digitais do país, inovadores de plataforma e seus fãs convergem. Os ingressos, que se dividem nas categorias Comunidade e Indústria, estão disponíveis no site oficial do evento. Os valores vão de R$ 150 a R$ 900.
No dia voltado à Indústria, 7 de julho, o Meio & Mensagem entrou como parceiro de conteúdo do evento com co-curadoria das sessões e assinatura do dia, o VidCon Industry Day Powered by Meio e Mensagem. Além de sessões exclusivas com participação de profissionais do veículo, o dia de Indústria promete trazer discussões atuais e gerar um olhar único sobre o presente e o futuro da publicidade, comunicação, creators e o que mais permeia estes universos. Já nos dias enfocados na Comunidade, 8 e 9 de julho, o evento volta os olhares para fãs de cultura e conteúdo digital e seus grandes ídolos deste universo. Todas as sessões são baseadas em quatro pilares: Futuro e presente da creator economy; Entretenimento; Responsabilidade do mercado; e Comunidade.
Durante os três dias de evento, serão promovidas mais de 75 sessões, que juntas totalizam mais de 42 horas de programação com cerca de 150 talentos, entre criadores e painelistas, e sessões de Meet&Greet, que totalizam 18 horas de encontros entre fãs e criadores. Além disso, quatro atrações de diferentes áreas se apresentam nas noites de encerramento.
"O processo de curadoria foi muito bacana. Nos preocupamos em partir dos aprendizados das edições da VidCon lá fora, mas acima de tudo trouxemos um olhar profundo para entender o estágio da economia criativa no Brasil. Para isso, contamos com um time parceiro muito importante. Foi uma abordagem com a diversidade no centro, mas buscando ser realmente uma união de pessoas e temas que cobrem todos os pontos relevantes desse universo. São 75 painéis, mas teria assunto para muito mais. Estamos confiantes e contentes com essa curadoria, que é fruto de um trabalho de colaboração e reflexão interna", disse Fabrício Proti, SVP de Ad Sales Multiplataforma América Latina e Country Manager Brasil da Paramount, em coletiva de imprensa nesta quarta, 17.
"Temos a publicidade e a indústria da comunicação no Brasil, que é uma das principais do mundo, muito premiada. Isso, somado a esse espaço todo que os influenciadores têm, criou um caldo que permite que o trabalho feito aqui seja referência no mundo inteiro", completou Marcello de Salles Gomes, Presidente do Meio & Mensagem.
Programação
No Dia do Indústria, sexta, 7, destacam-se a palestra de abertura do evento, às 10h, com Fabrício Proti, SVP de Ad Sales Multiplataforma América Latina e Country Manager Brasil da Paramount, e Marcello de Salles Gomes, Presidente do Meio & Mensagem. Entre os painéis, estão "A importância da diversidade para o sucesso da marca", com Maria Angela de Jesus, da Paramount; Ivan Baron, creator; e Dani Arrais, creator; "Transformando entretenimento em negócio", com nomes do Porta dos Fundos; "A revolução do Live Streaming: redefinido o futuro da televisão", com Fernanda Menegotto, CEO da Vbrand, e Felipe Castanhari, creator; e "Esportes e Streaming nasceram um para o outro?", com Alê Xavier, Paramount+; Luizinho, Cazé TV; e Fred Bruno, creator; entre outros.
A agenda de sábado, 8, começa com o painel "Podcast em vídeo: A explosão", com MM Izidoro, roteirista e produtor; Ve Collen, creator; e Load Comics, creator, às 12h. Outros painéis de destaque são "Short vídeos como conteúdo para facilitar viralização", com Luiz Menezes, Agência Trope; Poladoful, creator; Cunhaporanga, creator; e Beto Martine, creator; "Choque de Cultura", com Cid Não Salvo, creator; Daniel Furlan, ator; Raul Chequer , ator; e Leandro Ramos, ator; "Podcast: Agora foi?", com Fred Fagundes, creator; Marcela Ceribeli, creator; e Alana Azevedo, creator; e "Globo: aqui a influência acontece do Plim ao Play", com Leonora Bardini, TV Globo, e Teresa Penna, do Globoplay.
O evento encerra no domingo, 9. Alguns painéis programados para a data são: "A transformação gastronômica através das redes e streamings e seus impactos", com Priscilla Melman, Tastemade; Paola Carossela, Jobson Amancio, Pinterest; "TREND Z – Conteúdos para a geração Z", com Ricky Hiraoka, roteirista; Natan Por Aí, creator; Enaldinho, creator; Nicole Louise, creator; "TikTok: combinando cultura, criadores e comunidade", com Gabô Pantaleão, creator; Dante Olivier, creator; Juju Franco, creator; e "Universo gamer: Tem espaço para todo mundo!", com Julia Papile, creator; Nyvi Estephan, creator; Gabô Pantaleão, creator; e Multi, creator.