Com estreia neste sábado, dia 20 de agosto, às 21h30, na faixa "Filme do Mês", entra na programação do CINEBRASiLTV o filme "Lula Lá: de fora para dentro", da diretora Mariana Vitarelli. Produção inédita e exclusiva do canal, o documentário em longa-metragem busca fazer um recorte amplo da era Lula, de 2003 a 2019, mostrando a importância da figura do ex-presidente para a democracia brasileira e de como a chegada de um ex-operário à Presidência da República muda a realidade contemporânea do país, com um governo que terminou com aprovação de 87%.
"Desde sempre, Lula é alvo de uma desconstrução voraz de sua imagem. O filme mostra como isso acontece, o porquê dessa desconstrução, suas consequências e os atores que criam essa narrativa", reflete Mariana.
Produzido entre 2003 e 2021 por mais de uma década, como um registo histórico, o documentário busca mostrar o que foi a Era Lula, em um processo longo para uma produção independente, com recursos pessoais da diretora. A obra conta com imagens exclusivas do último discurso de Lula como presidente, em 2010, gravadas no Marco Zero, no Recife.
"Filmar um período histórico, que se desenrola em tantas inflexões importantes e interessantes, dificulta muito a finalização e conclusão do trabalho. Onde é o ponto final dessa história? Há um ponto final?", questiona a diretora.
"Lula Lá: de fora para dentro" é um documento contemporâneo com recorte de um país em transformação, política e social.
Além da exibição no sábado, 20, às 21h30, estão programadas reprises para segunda, 22, às 4h; quarta, 24, às 22h30; sexta, 26, às 23h; domingo, 28, à 0h; e terça, 30, às 22h30.