BrLab anuncia projetos e profissionais selecionados para quatro workshops

O BrLab, evento anual e plataforma internacional para formação de profissionais do mercado audiovisual, chega a sua 12ª edição e divulga os projetos e profissionais selecionados para seus quatro workshops principais, incluindo o tradicional laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais, o BrLab Features. Depois de duas edições online, em 2022 o evento volta a ser realizado de forma presencial em São Paulo, de 21 a 27 de novembro.

A edição 2022 do BrLab será, novamente, dividida nas seguintes frentes: BrLab Features, laboratório tradicional voltados para longa-metragens de ficção em desenvolvimento; Workshop Design de Audiências, promovido em parceria com o Projeto Paradiso para projetos apoiados pela instituição; BrLab Rough Cut, para filmes em processo de pós-produção; São Paulo Locarno Industry Academy, em parceria com o Festival de Locarno, focada na formação de profissionais de comercialização; além do Reach e do BrPlot, seminários abertos ao público geral que trazem palestras, debates e encontros sobre audiência e roteiro, respectivamente.  

O Programa Ibermedia está com o BrLab desde a sua primeira edição, oferecendo aos projetos selecionados de fora de São Paulo Bolsas Ibermedia para custeio de uma passagem, hospedagem e alimentação para dois profissionais, além da participação gratuita no laboratório, garantindo e facilitando a presença de profissionais de diferentes países da região Ibero-americana.

BrLab Features

Para o BrLab Features, foram selecionados 12 projetos – a seleção completa está disponível no site do evento. A comissão de avaliação e seleção foi formada por Fernanda De Capua (produtora, roteirista e diretora, SP), Flavia Candida (curadora, cineasta e produtora, RJ), Giovani Barros (diretor, roteirista e produtor de elenco, RJ), Rafael Sampaio (produtor e diretor do BrLab, SP) e Talita Arruda (curadora e distribuidora, RJ/SP). Os projetos selecionados no BrLab participam de consultorias diversificadas em áreas essenciais para a realização do filme, incluindo roteiro, produção, direção e distribuição, além de rodadas de negócios, palestras e estudos de caso.

Workshop Design de Audiências 

Já para o workshop, foram escolhidos cinco projetos: "Entre Espelhos", direção de Vinicius Reis, roteiro de João Ximenes Braga e produção de Ailton Franco e Pandora Filmes – RJ/Brasil; "Loba", direção e roteiro e Luiz Bertazzo, produção de Vânia Lima e Keyti Souza Elo Filmes – MS/Brasil; "Onde estão as estrelas", roteiro de Cibele Marina – BA/Brasil; "A Sombra no Espelho", direção e roteiro de Rogério Cathalá, produção de Paulo Boccato e Paris Filmes – BA/Brasil; e "Quatro Meninas", roteiro de Clara Ferrer, direção de Karen Suzane e produção de Marcello Ludwig e Arthouse Br – RJ/Brasil. 

O Workshop Design de Audiências, apresentado em conjunto com o Projeto Paradiso, conta com uma série de atividades desenhadas a mão para os projetos da Incubadora Paradiso, um programa de longa duração de desenvolvimento de longa-metragens de ficção e animação. Através do workshop, as equipes de cada projeto conhecerão novas ferramentas e estratégias para atingir seus públicos. 

BrLab Rough Cut 

Voltadas para filmes já em fase de finalização, as atividades do BrLab Rough Cut contam com a participação de experientes e renomados tutores na área da pós-produção. Cada dupla de direção e montagem é atribuída a um tutor específico, que os acompanhará durante todas as atividades do workshop. Em 2022, Fernando Epstein e Karen Akerman serão os tutores do BrLab Rough Cut, que ocorrerá entre os dias 23 e 27 de novembro. Os selecionados para essa atividade foram "Ainda Assim", direção de Lillah Halla e produção de Rafaella Costa – RJ/Brasil, e "Perro Negro", direção George Walkert, montagem de Juliana Guanais – SP/Brasil. 

São Paulo Locarno Industry Academy

Lançado em 2014, o Locarno Industry Academy é um programa de capacitação para jovens profissionais que trabalham com o final da cadeia de produção (distribuição, vendas e marketing cinematográfico). Na América Latina, o Locarno Industry Academy acontece em parceria com o Festival de Morelia, no México, e com o BrLab, no Brasil. A 6ª edição do São Paulo Locarno Industry Academy conta também com apoio do Projeto Paradiso, da Spcine e da LatAm Cinema.

Os profissionais selecionados para a edição 2022 do São Paulo Locarno Industry Academy são: Ana Luísa Moura, Okna Produções (Brasil); Caísa Reis, Atômica Lab / selecionada pelo Vitrine Lab (Brasil); Gustavo de Almeida, Vitrine Filmes (Brasil); Ignacio Viejo González, Storyboard Media (Chile); Jaisia Figueroa Idrogo, Casa Productora Videa / Nómade (Peru); João Saldanha, Boulevard Filmes (Brasil); Lorena García, Festival Hecho Por Mujeres, Mi Primer Festival (Peru); Luan Felipe, Spcine (Brasil); Maria Nela Lebeque Hay, Cine joven cubano en el Sur (Cuba/Uruguai); Nicole Reyes Lugo, Faula Films (República Dominicana); e Ximena Beltrán, Tulip Pictures (México). 

Histórico 

Com 12 anos de trajetória, o BrLab já recebeu mais de 3.500 inscrições de toda a América Latina, Península Ibérica e Itália; mais de 400 profissionais; e projetos de 21 países e 15 estados brasileiros. Hoje, já são mais de 40 filmes lançados comercialmente que passaram por alguma das edições do BrLab.

Em 2022, o BrLab tem patrocínio do Projeto Paradiso, da Spcine e da Secretaria de Cultura Municipal de São Paulo e do Programa Ibermedia. O apoio master é da Vitrine Filmes e do Selo Manequim; da Globo Filmes; e da Embaixada da França no Brasil. O apoio institucional é do Instituto Moreira Salles, da Cinemateca Brasileira e do Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP. 

O evento acontece em parceria com os programas Industry Academy e Open Doors do Festival de Locarno, Ventana Sur 2022, Torino Film Lab, Cinéma en Développement do Festival de Toulouse, PopUp Residency, Eave – European Audiovisual Entrepreneurs, ComKids, FRAPA, Cesnik, Quintino & Salinas/ FV Advogados e Ponte Nórdica. 

A colaboração institucional é da ABRA, da APAN, da API, da BRAVI, da Brazilian Content, do Programa Cinema do Brasil e do SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo. A realização é da Klaxon Cultura Audiovisual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui