Em três anos, 69% dos consumidores brasileiros trocaram de TV

Um estudo anual realizado pela empresa CVA Solutions aponta que, nos últimos três anos, 69% dos consumidores do Brasil trocaram de aparelho de televisão em suas casas. Segundo o sócio-diretor da empresa, Sandro Cimatti, esta mudança reflete uma expansão que o mercado vêm apresentando, graças aos eventos esportivos que acontecerão nos próximos anos no Brasil. De acordo com a pesquisa, o número de televisores Flat (ou de tela fina) passou de 28,9% para 79,2% dos lares brasileiros. Em contrapartida, os aparelhos de TV em tubo caíram de 71,1% para 20,8%.

Realizada em fevereiro deste ano, a pesquisa contemplou 7.090 consumidores de todo o País, e apontou que o setor de televisores foi o 7º melhor avaliado entre 37 setores da economia analisados – com uma nota de 8,45 (em uma escala de 1 a 10). Baseado na nota de custo-benefício percebido pelos consumidores, o valor percebido do segmento fica acima do de Veículos Pesados/Caminhões (8,38) e de Internet Banda Larga (6,32).

O estudo ainda apontou o crescimento de novas tecnologias nos lares brasileiros: dos 5.600 entrevistados que possuem como televisor principal um aparelho de tela fina, 30% têm Smart TV, sendo que 66% deles utilizam a tecnologia em média 1,9 vezes por semana (o que indica oportunidade de crescimento). A função 3D aparece em 14% das TVs e é utilizada por 76% dos entrevistados que possuem aparelhos com essa função.

No que diz respeito aos hábitos de consumo dos brasileiros, mais novidades: 35,6% dos entrevistados adquiriram seus aparelhos pela internet, sendo que 95% deles procuram um aparelho com tecnologia Full HD em sua próxima compra, e 85% desejam uma Smart TV. O estudo ainda mostra que 53,7% dos entrevistados comprariam um televisor da mesma marca que já possuem, sendo que a mais recomendada é a Sony, com 79,6%.

Força da Marca e Valor Percebido

Dentre as marcas citadas pelos entrevistados, a pesquisa apontou que a maior Força de Marca (índice medido pela atração menos a rejeição de clientes e não clientes) é da Sony, com 23,9%, seguida da Samsung (25,1%), LG (12,5%) e Philips (8,6%). O maior índice de rejeição ficou com a CCE, com -36%. Já entre o Valor Percebido (medido através da relação custo-benefício percebida pelos clientes), a Panasonic lidera com um índice de 1,02, seguida pela Samsung, Sony e Philco (1,01) e LG e Semp Toshiba (1,00).

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