20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis está com as inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para seleção de filmes da 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que será realizada de 16 a 24 de outubro deste ano. O evento é um dos festivais mais importantes do segmento no país e uma das principais janelas de lançamento de filmes dedicados à infância e juventude. Realizadores e realizadoras podem submeter seus filmes até 17 de abril, gratuitamente, pelo site do evento. As produções inscritas devem ser inéditas em Santa Catarina. 

Serão admitidos curta-metragens nacionais e internacionais, de todos os gêneros, com a duração de até 20 minutos, que privilegiem o público infantil. Os filmes selecionados serão exibidos na Mostra, sendo que os internacionais terão sessão especial com dublagem em português.

Os selecionados estarão automaticamente participando da Mostra Competitiva Nacional e concorrerão, durante o evento, na categoria Melhor Filme, votado por um Júri Oficial, que receberá o valor de R$3.000, e ao Prêmio Especial das Crianças, votado por um Júri Infantil. Outro prêmio oferecido será para o Melhor Filme Internacional, também votado pelo público.

Os critérios para a seleção anunciados pela curadoria são qualidade técnica e artística e conteúdo próprio para o público infantil, de acordo com a classificação indicativa do Ministério da Justiça, de caráter lúdico e/ou educativo.

"Com a Mostra no digital desde o ano passado, a tendência é aumentar a visibilidade nacional do evento e atrair ainda mais realizadores de todos os cantos do país", observa Luiza Lins, idealizadora e diretora da Mostra. 

Os selecionados para a Mostra 2021 serão anunciados no início de maio.

Mostra 2021: edição comemorativa 

A edição comemorativa de 20 anos da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis será realizada de 16 a 24 de outubro. A data, segundo a coordenação do festival, foi escolhida pelo fato de Outubro ser o mês que homenageia as crianças e por permitir avaliação criteriosa do cenário pandêmico até lá.

A 20ª Mostra deve acontecer de forma híbrida: presencialmente (se for seguro), com mostras itinerantes para alunos de escolas públicas e comunidades da Grande Florianópolis – Santa Catarina, e virtualmente, em canal exclusivo da Mostra de Cinema Infantil e por uma plataforma de streaming a ser selecionada.

Além das mostras competitivas, oficinas e shows, o festival exibe curtas e longas-metragens convidados de vários países. Também realiza o Encontro Nacional de Cinema Infantil e Fórum de Cinema e Educação. 

"Nos últimos 20 anos, colocamos o audiovisual brasileiro para crianças e jovens na pauta anualmente. Chamamos a atenção para que o país e o mercado do audiovisual prestasse atenção neste público. Não só por causa da formação de plateia, mas em nome do desenvolvimento da cidadania. Uma criança que vê na tela a cinematografia do seu país e de países diferentes terá uma consciência maior e mais crítica sobre tudo", conclui Lins. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui