Apple anuncia Final Cut Pro 5, com suporte a HDV

A Apple anunciou no domingo, 17, durante a NAB, que acontece esta semana em Las Vegas, o lançamento da versão 5 do Final Cut Pro HD, e também a antecipação do lançamento do sistema operacional Mac OS X Tiger.
O Final Cut Pro 5 será parte do pacote Final Cut Studio, que engloba soluções para todas as etapas de uma produção, da edição à autoração de DVD.
A grande novidade do Final Cut Pro 5 é o suporte nativo ao formato HDV, lançado no ano passado e que vem ganhando espaço nas produções HD de baixo custo. O suporte nativo permite, entre outras coisas, a aplicação de efeitos em tempo real.

Versátil

Outras novidades importantes são a tecnologia Dynamic RT Extreme e a capacidade de áudio multicanal e edição multicâmera.
Com o Dynamic RT Extreme, o sistema reconhece a complexidade de cada trecho do vídeo, e ajusta a qualidade da imagem exibida, de forma que o preview aconteça sempre em tempo real. Ou seja, o computador aloca dinamicamente a capacidade de processamento para cada trecho do vídeo.
A capacidade multicanal era um requisito antigo dos usuários do Final Cut, e seu anúncio foi aplaudido durante a apresetação da NAB. O sistema agora trabalha com até 24 canais de som.
Mais aplaudida ainda foi a capacidade de edição multicâmeras. Em uma demonstração ao vivo, o apresentador da Apple deu um play em 16 vídeos simultaneamente e montou um clipe ao vivo, apenas selecionando as diferentes câmeras a cada momento. A seleção era automaticamente transferida para a timeline. Com um detalhe: tudo em HDTV, sem compressão, em tempo real.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui