Após 12 temporadas, uma das principais séries do portfólio global do Discovery, "Quilos Mortais", ganhará uma versão brasileira. "Quilos Mortais Brasil" estreia na Max no dia 9 de maio, com seis episódios. Atualmente, a versão original de "Quilos Mortais" aparece entre os dez conteúdos mais assistidos na Max no Brasil.
"Quilos Mortais Brasil" acompanhará a vida de nove brasileiros que lutam contra a obesidade – condição provocada pelo excesso de gordura corporal que pode levar a prejuízos à saúde, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão e várias formas de câncer. Os participantes não lutarão apenas contra a obesidade, mas também contra limitações e demais consequências causadas por ela.
A nova temporada conta com cinco médicos brasileiros, renomados e especialistas em cirurgias bariátricas, aparelho digestivo e metabolismo. Eles acompanham seus pacientes desde o início do processo de preparação para realizar a cirurgia até os meses pós-cirúrgicos. Diferentemente da versão original, em "Quilos Mortais Brasil" não há critérios de peso mínimo. Além disso, a produção mostra como os órgãos de saúde pública no país trabalham estratégias de enfrentamento da doença.
A série é uma produção da Endemol Shine Brasil para a Warner Bros. Discovery. Pela Endemol, "Quilos Mortais Brasil" tem direção geral de Gabriel Hein e direção criativa de Allan Lico. Pela WBD, assinam a supervisão de produção Adriana Cechetti e Luciana Soligo.
Análise
O lançamento segue um caminho que costuma funcionar, que é a adaptação local de conteúdos internacionais. A estratégia faz sentido pensando especialmente em reality show – formato que o público brasileiro consome avidamente e, justamente por ser um conteúdo de vida real, é interessante que a audiência se identifique com as pessoas retratadas. A própria Warner Bros. Discovery já teve boas experiências nesse sentido: "Largados e Pelados Brasil" é um sucesso e já tem três temporadas inteiras disponíveis na Max. Outros conteúdos que foram adaptados e vão bem por aqui são "Desafio em Dose Dupla", "Queen Stars" e "Operação Fronteira".