Na próxima terça-feira, dia 23 de junho, às 18h, o Canal Curta! estreia o documentário “Trinta Povos”. Escrito, produzido e dirigido por Zeca Brito (“Legalidade”), o filme tem produção da Anti Filmes e Boulevard Filmes. Sua première foi realizada no Festival de Cine de Punta Del Este, em fevereiro, no Uruguai.
Sétimo longa do diretor, o projeto aborda o legado das missões jesuíticas na América Latina, investigando a história do Brasil, Argentina e Paraguai por meio de ruínas e reminiscências de arquitetura, pintura e mitologias. O trabalho de pesquisa reunido para o filme analisa os três países que se unem pela cultura e por uma história em comum: um passado jesuítico, barroco e guarani. Com duração de 78 minutos, o documentário reúne e contrapõe diversos depoimentos de nativos e pesquisadores sobre arte, religião, política territorial, entre outros assuntos. A produção foi rodada no Rio Grande do Sul e em cidades da Argentina e Paraguai em 2019.
A produção de “Trinta Povos” é assinada por Frederico Ruas, Letícia Friedrich, Lourenço Sant’Anna e Zuleika Borges Torrealba (1933-2019). Já os roteiros são de Zeca Brito em parceria com Jardel Machado Hermes e Maria Elisa Dantas. O financiamento é do Fundo Setorial do Audiovisual, da Ancine.
Além da exibição no dia 23, estão marcadas reprises para os dias 24 (quarta), às 4h e às 12h; 25 (quinta), às 6h; 27 (sábado), às 7h; e 28 (domingo), às 3h40.