Governo de SP leva cinco empresas para o Festival de San Sebastián, na Espanha

O Governo de São Paulo realiza a quinta missão do CreativeSP/Programa de internacionalização da economia criativa, que tem como objetivo impulsionar o intercâmbio internacional das empresas paulistas do setor e atrair investimento estrangeiro para o estado. O destino será o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, que ocorre de 16 a 24 de setembro, na Espanha. O programa é fruto de parceria entre a InvestSP e as secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa e Relações Internacionais. A missão para o festival de San Sebástian ainda conta com apoio do Cinema do Brasil.

"Há muitas produtoras de São Paulo com projetos competitivos de séries e filmes que podem atrair coprodutores e investidores no exterior", afirma Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. "A participação em mercados como o de San Sebastián, com o apoio do programa CreativeSP, impulsiona essas produtoras e aumenta as chances de negócios com empresas de outros países". 

O secretário de Relações Internacionais de São Paulo Julio Serson pontua que o Estado tem um olhar muito atento ao setor do audiovisual. "São Paulo concentra mais de 40% de todas as empresas do audiovisual do país, segundo dados da Ancine, a Agência Nacional de Cinema", diz. "É um setor que ocupa posição de destaque na produtividade industrial brasileira, entre as cinco maiores indústrias do país, movimentando mais de R? 27,5 bilhões e ultrapassando 300 mil postos de trabalho diretos e indiretos". Segundo Serson, a área sofreu muito durante a pandemia e é necessário fomentar a produção paulista em busca de novos negócios.

"A experiência dos escritórios internacionais e dos programas de apoio à exportação da InvestSP prova que o empreendedor de São Paulo é capaz de se destacar nos mercados mais competitivos do mundo. Nossa ideia é juntar conhecimentos e aproveitar a capacidade e a diversidade do setor cultural paulista para gerar negócios e promover o estado beneficiando outras áreas da economia", diz o presidente da InvestSP, Antonio Imbassahy.

Foram selecionadas cinco empresas: Abrolhos Produções, Intro Pictures, Multiverso Produções e Openthedoor Studios, além da Cinematográfica Superfilmes, uma das produtoras do longa-metragem "Carvão". Rodado em Joanópolis, interior paulista, ele foi finalista na disputa que definiu qual filme brasileiro concorreria a uma indicação ao Oscar 2023 e foi selecionado para o Festival de San Sebástian. A obra conta a história de uma família do interior que recebe uma proposta interessante, porém perigosa, para hospedar um desconhecido. O filme foi um dos destaques do SP Day, no último domingo, 18, encontro focado em networking e em promover o potencial e a diversidade de São Paulo ao mercado internacional.

O Creative SP tem como objetivo fortalecer e promover o setor de economia criativa. A ação vai destinar R$ 5,5 milhões para um total de oito missões para eventos setoriais estratégicos internacionais ao longo de 2022. Os participantes poderão ter um reembolso de até US$ 3 mil em despesas elegíveis e acesso a ações de capacitação e consultoria. As empresas e instituições participantes arcarão com 50% dos custos das viagens e poderão contar com assessoria e monitoramento de resultados e participar de rodadas de negócios, além de acompanhamento pós-eventos.

Será a segunda missão do Creative SP voltada para o setor cinematográfico. A anterior, para o Festival de Cinema de Cannes, em maio, deve gerar mais de mil empregos no estado e quase R$ 150 milhões em negócios no período de um ano, cerca de 300 vezes mais que o investimento público na viagem.

Os eventos que integram o programa são focados em entretenimento, tecnologia, cinema, games, artes cênicas, música, literatura, artes visuais e design. Também já foram realizadas missões para o SXSW, nos Estados Unidos, o Festival Fringe, na Escócia, e a Gamescom, na Alemanha. As próximas serão para o C2 Montreal, no Canadá, a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, e a WebSummit, em Portugal.

Estão abertas as inscrições para a Feira do Livro de Frankfurt e o WebSummit. Para participar da seleção, empresas e instituições com sede em São Paulo precisam apresentar um histórico da organização e do representante escolhido para a missão, um texto sobre como o evento pode contribuir para as atividades da organização e um plano estratégico para o mercado internacional.

(Foto: Joca Duarte)

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