Globoplay aposta em produções documentais, dramas realistas e histórias de crime

Alex Medeiros é líder de produção independente do Globoplay. Nesta terça-feira, 19 de outubro, ele participou de um painel no Reach – braço do BrLab voltado às discussões de audiência e mercado – no qual falou sobre a plataforma e suas narrativas originais, que envolvem séries e, futuramente, filmes também. 

"Nossos originais se dividem entre ficção e não-ficção. A gente tem um pipeline que vem de várias áreas de dentro do grupo, como Jornalismo, Esporte e Entretenimento. 'Doutor Castor', por exemplo, foi uma produção que lançamos recentemente em parceria com o esporte, enquanto o documentário 'A Corrida das Vacinas' foi comandado pela equipe de jornalismo. Em relação à ficção, temos vários conteúdos vindos de dentro dos estúdios Globo, como 'Desalma' e 'As Five', e outros feitos em parceria com o mercado independente, como 'Sessão de Terapia' e 'Arcanjo Renegado'. Para nós, obviamente, a frente de originais é muito importante. E nessa produção original, tem uma busca pelo ponto de equilíbrio entre o que as pessoas já reconhecem e esperam do ecossistema da Globo e a ousadia", explicou Medeiros. 

Como bons exemplos nesse sentido, ele cita "Desalma", que foi "novidade em termos de explorar gêneros novos, uma vez que é um drama sobrenatural com certa carga de terror", e "Arcanjo Renegado" – que no momento está em gravação de sua segunda temporada – "uma série que dialoga com uma herança do próprio cinema brasileiro, trazendo um gênero policial que tende a ser muito bem recebido pelo público, como 'Cidade de Deus' e 'Tropa de Elite' foram". Em suma, para o executivo, o objetivo da plataforma é buscar a "herança da ousadia temática que marcou a dramaturgia da Globo por muito tempo aliada a uma busca de novos gêneros e formatos". 

Novos criadores 

Existem caminhos para o autor independente, mas, segundo Medeiros, o processo via produtora acaba sendo o mais comum por razões táticas, que passam por volume e fluxo, além de motivos jurídicos. "A gente recebe muito projeto e estamos sempre avaliando. Há abertura para o autor independente, mas ele certamente terá um caminho mais curto vindo via produtora, afinal, é ela que vai tangibilizar o projeto, ajudar o autor", diz. E para ele, existe uma busca por diversidade e vozes diferentes, que são fatores que "vêm do próprio sentimento de demanda de excelência do audiovisual". 

Tendências: documentário, dramas realistas e séries de crime 

Medeiros aponta as produções documentais como as grandes tendências da atualidade. "São muito relevantes pra gente, principalmente no período que passou, desse o início da pandemia. Foi um segmento que aceleramos, diferente da dramaturgia, onde estamos filmando agora séries que estavam previstas para o ano passado", contou. O executivo reforça que "o documentário no streaming precisa gritar", isto é, em outras palavras, abordar um assunto quente. E, falando em séries documentais, há a mesma exigência de que as pessoas tenham o desejo de consumir rápido, como acontece na dramaturgia. 

Falando em ficção, ele cita duas séries como exemplo de conteúdos e formatos que interessam à plataforma: "Sob Pressão", no ar pela TV Globo em sua quarta temporada, e "Onde está meu coração", lançada com exclusividade pelo Globoplay em maio deste ano. "Ambas são dramas realistas e pesados, mas que têm uma característica muito forte de trazer uma mensagem positiva de superação, otimismo e empatia", justificou. "Fora isso, temos tido boas experiências com séries de crime, como 'A Divisão' e 'Arcanjo Renegado', e ano que vem lançaremos mais algumas coisas nesse sentido", completou. 

O espaço do reality show no streaming 

Para Medeiros, existe espaço, demanda e vontade para o reality show no streaming, mas ele ainda vê uma curva de adaptação do gênero para essa janela específica. "O streaming precisa ousar mais em formatos de reality show, mas tem muito espaço sim. Precisa pensar em aproveitar a dinâmica do streaming. Reality de autoestima e makeover pessoal, por exemplo, funcionam. Já reality de competição não se encaixa tão bem, já que todo mundo assiste como maratona e, no dia seguinte, todo mundo sabe quem ganhou Então acho que ainda precisamos estabelecer e aprender como funciona o reality no streaming", avaliou. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui