Netflix anuncia o fim do "plano básico" para novos assinantes no Brasil 

"De volta aos 15" é uma das principais séries brasileiras da Netflix (Foto: Divulgação)

Na última quarta-feira, dia 18 de outubro, a Netflix divulgou um comunicado para os investidores revelando, entre outras coisas, a adição líquida de 9 milhões de assinantes ao serviço e ainda os bons resultados do seu plano parcialmente pago por publicidade. De acordo com a empresa, a adesão ao plano aumentou quase 70% em relação ao trimestre anterior. Nos países onde o plano com publicidade está disponível, 30% das novas assinaturas são do plano com a veiculação de anúncios.

Vale ressaltar outra novidade relevante para o público brasileiro: o fim do plano básico, que custava R$ 25,90 por mês, não tinha inserção de publicidade, permitia assistir aos vídeos em resolução 720p e em apenas um aparelho por vez. A partir da próxima semana, novos assinantes do Brasil que desejarem efetuar uma assinatura da Netflix só terão as seguintes opções disponíveis: plano padrão com anúncios, por R$ 18,90 mensais; plano padrão sem anúncios, por R$ 39,90 mensais; e o premium, por R$ 55,90 mensais. A medida também afetará a Alemanha, Espanha, Japão, México e Austrália. No entanto, não há previsão de aumentar os valores por aqui. 

A remoção do plano básico acontecerá para os novos assinantes e também para quem for renovar a assinatura. Os assinantes atuais do plano em questão continuam com ele funcionando normalmente. 

Hoje, quem paga pelo plano padrão com anúncios, o mais simples da plataforma, não tem a opção de baixar séries e filmes para ver depois. Mas, segundo a Netflix, em breve essa possibilidade de download será dada a esses assinantes, mas não há uma data específica para isso começar a valer. 

A eliminação do plano básico para membros novos já foi adotada pela Netflix em outros países, como Estados Unidos, Reino Unido, Itália e Canadá, e, de acordo com o streaming, a medida ajudou a impulsionar assinaturas nos demais pacotes da plataforma, especialmente o padrão com anúncios (que custa R$ 18,90 no Brasil). Com a estratégia, a empresa pretende reforçar seus pacotes com anúncios e se tornar uma janela essencial e relevante aos anunciantes. 

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