Filmes e séries da Maria Farinha Filmes serão exibidos para alunos do MIT 

Maria Gadú e Val Munduruku em “O Som do Rio” (Foto: Divulgação / Maria Farinha Filmes)

No dia 31 de março, mais de 80 alunos de música do MIT (Massachusetts Institute of Technology) farão uma apresentação no Teatro de Manaus. Como preparação, a série "O Som do Rio", produzida pela Maria Farinha Filmes para o YouTube, foi a primeira escolhida para uma sessão para um grupo de quase 100 pessoas do MIT, entre estudantes, staff e professores do MIT Music Theater and Arts e da Escola de Arquitetura e Planejamento do MIT, como forma de aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre a cultura e musicalidade da região brasileira. Além da exibição, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com a artista, ativista indígena e co-apresentadora da série, Val Munduruku, e com a compositora, ativista ambiental e co-apresentadora da série, Maria Gadú.

A iniciativa inédita faz parte do Primeiro International Film Festival, que visa conectar projetos audiovisuais socialmente relevantes à grade curricular em diferentes aulas do MIT. A produtora Maria Farinha Filmes, líder em entretenimento de impacto da América Latina, está entre as escolhidas para exibições de documentários, filmes e séries.

Para Luana Lobo, sócia e co-CEO da Maria Farinha Filmes, a parceria reafirma um dos principais objetivos da produtora: "Nossa intenção é sempre trabalhar histórias que levantem discussões, novos olhares e projetem mudanças no público. Quando lançamos séries e filmes, a ideia é que ganhem vida própria e impactem as pessoas ao longo dos anos, sem ser algo datado, mas que nos inspire a olhar para onde estamos e o que podemos fazer para melhorar o mundo. Essa entrada no MIT mostra o potencial que as narrativas do sul global têm, a nossa diversidade de olhar e a força da nossa cultura".

A ideia de utilizar um projeto da Maria Farinha Filmes já estava sendo gerada há bastante tempo. Em 2016, ano de lançamento do documentário "O Começo da Vida", outro departamento do MIT exibiu o filme e desde então, a produtora ficou no radar. 

A data escolhida para a apresentação de "O Som do Rio" foi intencional, por ficar entre março, mês de conscientização das lutas das mulheres, e abril, mês da Terra, com chamado para ação e clareza do papel de cada um aos cuidados com o meio ambiente. Como próxima ação, "Eleitas – uma série sobre mulheres na política", coprodução entre Maria Farinha Filmes, Quebrando o Tabu, Spray e Instituto Update, deve ser exibida ao MIT Global Languages.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui