TV Cultura exibe documentário sobre os riscos do avanço da extrema direita no Brasil

Documentário "O Autoritarismo Está no Ar - 3 Anos Depois" (Foto: Divulgação/ TV Cultura)

A TV Cultura exibe nesta quinta-feira, dia 23 de março, o documentário "O Autoritarismo Está no Ar – 3 Anos Depois". Produzido pelo jornalismo da emissora e apresentado pelo jornalista Rodrigo Piscitelli, a produção atualiza o programa exibido em 2020, após os atos antidemocráticos de janeiro deste ano, destacando os riscos que o avanço da extrema direita representa para o Brasil e o mundo. Vai ao ar às 23h.

Na produção, professores de ciência política brasileiros e estrangeiros, cientistas sociais, sociólogos e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso estão entre os especialistas que discutem esse refluxo da extrema direita no Brasil e no mundo, mostrando como o fracasso das políticas de emprego e renda, em muitos casos, criaram um caldo favorável ao aparecimento de políticos autoritários e populistas. Mesmo países democráticos, como é o caso da França, tiveram que lidar com uma nova onda de violência e insatisfação social, provocadas pela redução dos benefícios trabalhistas e aumentos de impostos e tarifas do transporte coletivo.

Com a participação dos cientistas políticos Carlos Melo, Dominique Reynié, Sérgio Fausto e da professora da Faculdade de Letras da UFRJ, Luciana Villas Bôas, "O Autoritarismo Está no Ar – 3 Anos Depois" discute os riscos e ameaças que persistem nas democracias e aponta caminhos para a consolidação do processo democrático no Brasil. Mostrando que, apesar de tantas ameaças, a democracia ainda é vista como a melhor forma de governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui