Frontera Filmes lança seu primeiro longa, o documentário "Future Brilliant"

Luiza Marques da Costa e Tiago Pinheiro, da Frontera Filmes (Foto: Divulgação)

Completando dez anos no mercado audiovisual em 2023, a produtora Frontera Filmes celebra a marca com novos projetos. O primeiro é uma parceria com o "Arte no Metrô", responsável pelo processo de conservação do acervo de obras do Metrô de São Paulo, e o segundo é o lançamento de seu primeiro longa-metragem, o documentário "Future Brilliant", que está concorrendo na Mostra Competitiva do Festival Internacional de Tel Aviv, em Israel. 

O filme traz um aspecto íntimo e pessoal sobre a relação do diretor Abílio Dias com sua irmã, Gisele, que tem paralisia cerebral. A produtora viabilizou a produção do documentário desde o seu desenvolvimento até a finalização. "Por ser um projeto extremamente pessoal, inicialmente, o diretor captou algumas imagens, trouxe pra gente analisar e juntos fomos organizando esse longa", conta Luiza Marques da Costa, co-fundadora, produtora executiva e diretora da Frontera Filmes. Assista ao teaser: 

História 

A empresa fundada pelos então recém-formados Luiza Marques da Costa e Tiago Pinheiro buscava não se balizar por fronteiras físicas ou criativas, sem restrições de atuação no território nacional – embora sediada em São Paulo – e que acompanhasse os clientes em todos os processos de criação e produção audiovisual. Daí surgiu o nome. 

O universo socioambiental fez parte da trajetória dos sócios desde o início. O primeiro projeto, feito em parceria com o Refúgio Ecológico Caiman – uma iniciativa que atua diretamente na conservação da fauna e do bioma do Pantanal -, chamou a atenção de grandes organizações ambientais, como a SOS Mata Atlântica, que até hoje recorre à produtora para conduzir suas peças audiovisuais. 

Paralelamente a esses projetos voltados para a sustentabilidade e meio ambiente, Tiago Pinheiro, co-fundador e diretor de fotografia, ressalta a importância dos trabalhos autorais para a produtora: "Gostamos de apostar nesses projetos, essa é a nossa verdadeira paixão. No caso do documentário 'Future Brilliant', a gente acreditou desde o início na ideia do diretor e hoje ele está concorrendo na Mostra de Tel Aviv, um evento super importante para os documentaristas". 

O documentário, inclusive, esteve sempre presente na rotina dos diretores. "A gente tem uma ligação muito forte com o formato. Mesmo os nossos projetos institucionais têm um cunho documental bem forte. Gostamos de conhecer e ir fundo no nosso trabalho, entrevistando pessoas e retratando universos diferentes", completa Luiza. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui