Programação especial apresenta os melhores filmes internacionais dos dez anos da Mostra Ecofalante

Festival sul-americano dedicado às temáticas socioambientais, a Mostra Ecofalante de Cinema, cuja 11ª edição acontece de 27 de julho a 18 de agosto, apresenta em junho uma retrospectiva especial com 20 títulos de destaque exibidos nas dez primeiras edições do festival. O evento, que é totalmente gratuito, tem o objetivo de celebrar a Semana do Meio Ambiente, que oficialmente é comemorada na primeira semana de junho. De 1º a 21 de junho, a Mostra Ecofalante – Especial Semana do Meio Ambiente disponibiliza sua programação de forma online e acessível em todo o Brasil através do site

No total, estão reunidos online 20 longas-metragens produzidos entre 2009 e 2021 e ainda um documentário inédito, "Lixo Mutante",  de Dani Minussi e Adriano Caron, que é exibido em avant-première nos dias 3, 4 e 5 de junho, às 19h30, no Centro Cultural São Paulo, com entrada franca. Após as exibições, serão realizadas discussões com o público. O filme aborda a questão dos resíduos sólidos através de entrevistas e performance, além de propor novas relações entre sociedade, indivíduo e lixo.

A programação traz ainda, nos dias 2 e 9 de junho, dois debates online, que serão transmitidos pelo canal da Mostra Ecofalante no YouTube. O primeiro deles trata da efeméride de 30 anos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Rio-92, e dos 50 anos do Relatório "Limites para o Crescimento", também conhecido como "Relatório Meadows", que foi o primeiro grande alerta da ciência para o fato de que o modo de vida da civilização ocidental não poderia ser sustentado pelos recursos planetários no longo prazo. Já o debate do dia 9 de junho, que reúne cineastas e diretores de festivais, discute o futuro dos festivais de cinema a partir da retomada pós-pandêmica. 

Entre as produções que serão apresentadas, estão "A Enseada" (2009), de Louie Psihoyos, vencedor do Oscar de melhor documentário de longa-metragem; "Era Uma Vez Uma Floresta" (2013), do francês Luc Jacquet (vencedor do Oscar por "A Marcha dos Pinguins"); "O Céu e A Geleira" (2015), filme selecionado para o Festival de Cannes, também dirigido por Jacquet; o britânico "Trashed – Para Onde Vai Nosso Lixo?" (2012), de Candida Brady; "Cheirando Mal" (2015), de Jon J. Whelan, eleito melhor documentário no Festival de Cinema de Memphis e melhor filme ambiental nos festivais de Sedona e Atlanta (EUA); e "Bag It" (2010), de Suzan Beraza, vencedor do prêmio do público no Festival de Cinema Independente de Ashland (EUA); entre outras. 

Segundo o diretor do evento, Chico Guariba, "a Mostra Ecofalante de Cinema completou dez anos em 2021 e é o festival que mais cresce no país. Nessa programação especial da Semana do Meio Ambiente, fizemos uma seleção de alguns dos filmes internacionais mais importantes que passaram pela Mostra, inicialmente exibidos em São Paulo, com o intuito de levá-los agora a todo o Brasil". 

A Mostra Ecofalante – Especial Semana do Meio Ambiente é uma realização da ONG Ecofalante. Apresentado pelo Ministério do Turismo, Valgroup e Ecofalante, o evento conta com patrocínio da Mercado Livre e da Spcine. A iniciativa tem apoio da White Martins e Comerc Energia. 

Criada em 2012, a Mostra Ecofalante de Cinema ampliou e definiu novos parâmetros para este tipo de iniciativa, colocando em discussão – além de biodiversidade, emergência climática, contaminação e povos originários – temas relacionados à vida nas cidades, ativismo, alimentação, consumo, economia, trabalho e saúde. Sua 11ª edição acontece de 27 de julho a 18 de agosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui