Circuito Spcine exibirá filmes da 12ª Mostra Ecofalante gratuitamente

Documentário brasileiro "Lixo Mutante" (Foto: Divulgação)

A programação do Circuito Spcine entre os dias 1º e 7 de junho exibirá filmes da 12ª Mostra Ecofalante. Um dos destaques será a animação "A viagem do Príncipe" (Dir. Jean-François Laguionie e Xavier Picard, 2019, 77min) disponível para todos os públicos na Biblioteca Roberto Santos, Centro Cultural Olido e nos CEUs Aricanduva, Butantã, Caminho do Mar, Feitiço da Vila, Jaçanã, Jambeiro, Meninos, Parque Veredas, Paz, Perus, Quinta do Sol, São Rafael, Três Lagos e Vila Atlântica. 

O filme traz um príncipe estrangeiro que é encontrado desacordado na costa de um país longínquo e de hábitos culturais diferentes. Considerando-o estranho e primitivo, dois cientistas resolvem estudá-lo. Para isso, prendem o príncipe no museu onde trabalham, lugar onde toda sorte de animais e plantas são objetificados para fins de pesquisa. Nesse local, o príncipe fará amizade com o jovem Tom, que irá apresentá-lo a esse novo país, um mundo construído em detrimento da floresta e da natureza, cujos habitantes se creem únicos e são dominados por diversos tipos de medos. 

Outro destaque é o documentário brasileiro "Lixo Mutante" (Dir. Dani Minussi & Adriano Caron, 2022, 67min), que convida à reflexão sobre um urgente dilema ambiental, os resíduos. A obra conta com depoimentos de 12 especialistas diretamente ligados à causa, como catadores, acadêmicos, ativistas e artistas que apresentam possíveis caminhos para uma nova relação entre sociedade, indivíduo e o lixo. A exibição estará disponível com classificação indicativa livre no Centro Cultural Olido e nos CEUs Aricanduva, Butantã, Caminho do Mar, Feitiço da Vila, Jaçanã, Jambeiro, Meninos, Parque Veredas, Paz, Perus, Quinta do Sol, São Rafael, Três Lagos e Vila Atlântica. 

"Exu e o Universo" (Dir. Thiago Zanato, 2022, 85min) é o terceiro destaque da programação com classificação indicativa de 10 anos. No Brasil, país onde a liberdade de culto está sob ataque e o racismo é sistêmico, um professor nigeriano e sua comunidade lutam para provar que seu deus Exu não é o diabo. "Exu e o Universo" é um filme sobre a descolonização do pensamento e a influência do povo Iorubá no Brasil e ao redor do mundo. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui