2º Anima Ceará anuncia os curtas-metragens selecionados

O 2º Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web selecionou 22 produções para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem de Animação do evento, que acontece de 5 a 8 de novembro. Toda as atividades serão gratuitas, transmitidas pelos canais do Festival, do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura no Youtube. O Anima Ceará é uma realização da Aguaboa Cultural e da Irê Brasil. Tem o patrocínio exclusivo da Oi, através do Mecenato Estadual do Ceará, apoio cultural do Oi Futuro e o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura.

Para a Mostra Competitiva foram selecionados curtas-metragens de nove estados – Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Do Ceará, estão na Mostra Competitiva duas animações, "Estou Mais Velha Longe de Casa", de Janaína Lacerda, da cidade do Crato, e "Mitologia Nordestina", de Alisson Pereira Flor, de Juazeiro do Norte. Tem participação cearense também o curta "Vento Viajante" (foto), produção do estado do Espírito Santo realizada por Analúcia Godoi e alunos do Projeto Animação Ambiental/IMA, de escolas municipais de Icapuí, Ceará. Do Nordeste estão também na mostra competitiva as produções pernambucanas "Barbas de Molho", de Eduardo Padrão e Leanndro Amorim, "O Mundo de Clara", de Ayodê França, e "Quando a Chuva Vem?", de Jefferson Batista, e, da Bahia, "Corações Encouraçados", de Jamile Coelho.

O estado de São Paulo aparece com maior número de representantes na mostra, com sete dos 22 selecionados. São eles, "Claudete e o Bolo", de Fádhia Salomão, "Histórias Migratórias", de Camila Santos e Claudia Erika Mamani Copa, "Jacob Collier – He Won't Hold You (feat. Rapsody)", de Daniel Bruson, "Lé com Cré", de Cassandra Reis, "Na Trilha das Borboletas Azuis", de Vini Wolf, "O Homem das Gavetas", de Duda Rodrigues, e "Sangro", de Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR (codireção).

Minas Gerais e Rio de Janeiro têm, cada estado, três curtas concorrendo na mostra. De Minas Gerais, "GATO THE CAT – O Gato sem Botas", de Paula de Abreu, "Poética de Barro", de Giuliana Danza, e "Walter Tournier", de Sávio Leite. E do Rio de Janeiro, "Andorinha", de Clara Braem, "O Brasil de Tuhu – Nesta Rua", de Felipe Grosso e Odirlei Seixas, e "Trip & Treasure", criação coletiva dos alunos do Estúdio Escola de Animação.

Fechando a lista dos selecionados, estão duas produções da região Sul do país, "Almofada de Penas", de Joseph Specker Nys, de Santa Catarina, e "Apneia", de Carol Sakura e Walkir Fernandes, do Paraná. A curadoria da mostra foi realizada pelos cineastas Telmo Carvalho e Mariana Medina.

Nos três primeiros dias do Anima Ceará os filmes selecionados serão distribuídos em três sessões diferentes, uma a cada dia, disponíveis das 9h às 19h nos canais de exibição do festival no Youtube. Das 20h às 21h haverá debate sobre o os curtas-metragens exibidos na sessão do dia, conduzidos por Vinícius Bozzo.

Na data do encerramento serão anunciados os vencedores. O melhor curta-metragem eleito pelo júri receberá o Troféu Anima Ceará, criação do artista plástico Dim Brinquedim, e prêmio no valor de R$ 3 mil. Também recebem o troféu os vencedores nas categorias de Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora e Melhor Filme Infantil.

Voltado exclusivamente para o mercado da animação, game e web, o Anima Ceará tem o propósito de levar ao público e profissionais do ramo uma significativa mostra da produção desses setores no Brasil, visando a inter-relação entre os produtores e realizadores do país e a promoção de novos talentos na área. Na 2ª edição, além da exibição de filmes na Mostra Competitiva, haverá webinar, bate-papo, palestra, workshop e homenagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui