Rodado este ano nas cidades de Prudentópolis e Gurapuava, no Paraná, principais redutos de ucranianos no Brasil, o filme "Exiled Team", dirigido por Willy Hajli e produzido pela Agência Africa para a Brahma, ganhou o Leão de Prata no Cannes Lions na última terça-feira, dia 20 de junho, na França.
O filme é estrelado pelos atores Augusto Trainotti (Dimitri) e Victor Grimoni (Vassily), cujos personagens são filhos de imigrantes ucranianos. O roteiro retrata o poder de resistência de um povo, mostrando que tiranos podem destruir muros e cidades, mas nunca apagar sua identidade e alma. Indignado com a guerra na Ucrânia e impulsionado por um gesto público de revolta, Vassily embarca para Kiev. Lá, o personagem de Grimoni acaba fazendo com que o time A.A. Batel, do Paraná, se transforme no time Mariupol FC, da região de Donetsk, que deixou de existir em razão da destruição de sua sede, e tem seu jogo no Brasil transmitido na Ucrânia.
No dia 28 de julho, ele estreia o espetáculo "O Amante", de Harold Pinter, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, no RJ, no qual assina a idealização e a direção. "É muito gratificante ganhar um prêmio por uma obra audiovisual, ainda mais tão perto do Dia Nacional do Cinema, que foi comemorado ontem, 19 de junho", festeja Grimoni.