Nesta segunda-feira, dia 21 de outubro, tem início o I Fórum Nacional de Lideranças Femininas no Audiovisual. O evento, que é parte da programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, reúne expoentes do movimento feminino no audiovisual em diversos estados para compartilhar informações, somar esforços e propor ações para a construção de um futuro de mais e melhores oportunidades para as mulheres na área.
Entre os destaques da programação, está o lançamento oficial do livro "Mulheres de Cinema", que ocorre nesta segunda, a partir das 18h30, no Cinesesc, na Augusta. Organizada por Karla Holanda e lançada pela Numa Editora, a publicação revela a história de pioneiras da atividade audiovisual em diversas partes do mundo. A obra aborda nacionalidades emblemáticas e momentos chave do cinema, como o período silencioso; a União Soviética revolucionária; a Alemanha nazista; a América Latina, com ênfase na Argentina, México e Brasil; o cinema chinês; o cinema africano; o cinema iraniano; o cinema indiano; o cinema português.
Depois de "Mulheres no Cinema Brasileiro", livro que se tornou referência no assunto, Karla Holanda organiza essa nova coletânea, que se propõe a pensar onde estavam as cineastas em determinados períodos em que a história do cinema canonizava diretores e suas obras e discutir os filmes realizados por elas, bem como as frentes de pensamento que essa filmografia abre, nas dimensões histórica, teórica, estética, política, ética e humana. São 412 páginas e o valor em média é R$60.