Geração Y se preocupa com a crise econômica global, indica pesquisa da Viacom

A Viacom coordenou uma pesquisa global, intitulada “The Next Normal: um olhar sem precedentes sobre a geração Millennials”, em que busca traçar um retrato do grupo demográfico conhecido com geração Y, formado por jovens entre 9 e 30 anos. Mais de 15 mil entrevistas foram feitas em 24 países: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Egito, França, Alemanha, Grécia, Índia, Itália, Japão, México, Holanda, Polônia, Rússia, Arábia Saudita, Singapura, África do Sul, Espanha, Suécia, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.

O estudo revelou que a economia é o fator que mais impacta a geração Millennials hoje, sendo que 68% dos entrevistados declararam sentir-se pessoalmente atingidos pela crise econômica global. Esta porcentagem aumenta na Espanha (86%), Itália (85%) e Grécia (80%). Mas, apesar de as preocupações econômicas serem significativas, a maioria dos Millennials demonstra um forte sentimento de felicidade e otimismo.

Mais de três quartos se descrevem como “muito felizes”, sendo que os mais felizes são os latino-americanos. Passar tempo com a família e amizades são os principais motivos para felicidade. Para os entrevistados, a tecnologia tem um papel facilitador em suas vidas. Três quartos dos Millennials acreditam que as mídias sociais tem um efeito benéfico sobre as relações com os amigos e 73% dos Millennials dizem que o acesso à Internet muda a forma de pensar sobre o mundo.

As inseguranças em relação ao trabalho são os principais motivos de preocupação. Quase metade dos jovens (49%) acredita que insegurança no emprego vai continuar piorando. Um total de 78% preferiria ter um emprego com salário mínimo do que nenhum trabalho. Enquanto 38% dos jovens em 2006 concordaram com a afirmação: "Eu vou ganhar mais do que os meus pais", essa porcentagem caiu para 25% no pós-crise.

Os Millennials apresentam um crescente sentimento de orgulho nacional e interesse em manter as tradições locais. Ao mesmo tempo, eles têm uma visão cada vez mais aberta e tolerante sobre outros países e culturas. Para se ter uma ideia, 83% concordam com a frase "Eu tenho orgulho de ser […]" (em comparação com 77% em 2006); 76% concordam que "é importante manter as tradições do meu país" (em comparação com 68% em 2006); 73% acham que é muito bom ter pessoas de outros países vivendo em seu país (em comparação com 51% em 2006); 86% se descrevem como mais tolerantes, e 84% concordam com a afirmação "pessoas do meu grupo de idade têm o potencial de mudar o mundo para melhor”.

As principais características que definem a geração Millennials englobam um sentimento de comunidade global, um recém-descoberto sentimento de tolerância e flexibilidade, o aumento da criatividade e um forte desejo de compartilhar e se conectar: 87% estão ativamente curiosos sobre o mundo ao seu redor; 87% se atribuem a frase "compartilhar e se conectar"; 85% se descreveram como capazes de se adaptar rapidamente às mudanças, e 93% acreditam que o mundo é nossa responsabilidade e que devemos tratar todas as pessoas com respeito, independentemente de raça, sexo, religião, orientação política ou sexual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui