Warner Bros. Discovery e Paramount estão em negociações iniciais para possível fusão global

A Warner Bros. Discovery pode estar em tratativas para adquirir a Paramount global. O assunto foi analisado pela Variety em uma reportagem publicada na última quarta, 20. Se o acordo se concretizar, será mais uma grande fusão do mercado de entretenimento, que acarretará em transformações para as janelas de cinema, TV e streaming dos grupos, entre outros projetos. Outros episódios semelhantes foram com a aquisição da 21st Century Fox pela Disney em 2019, o complexo casamento da AT&T com a Time Warner em 2018 e o subsequente acordo entre Discovery e WarnerMedia, oficializado no início de 2022. 

Segundo a reportagem, as conversas estariam nos estágios iniciais, mas nesta semana, David Zaslav, CEO da Warner Bros. Discovery, e Bob Bakish, da Paramount Global, estiveram em reunião. Não há nada definido sobre um possível acordo. Para seguir com a ideia, ambas as empresas precisariam ultrapassar uma série de obstáculos, além de enfrentar possíveis desafios regulamentares e legais. 

A Paramount Global tem muitos ativos lineares antigos que estão lutando para se adaptar a um novo cenário de mídia. O grupo possui um extenso portfólio de filmes, programas de TV e outros formatos de conteúdo que podem ajudar a fortalecer ainda mais o streaming da WBD. Num cenário em que todos lutam para serem donos do maior número de IPs, a ideia é atraente. 

O maior obstáculo para os negociadores pode ser valorizar as redes de cabo linear na Paramount – como MTV, Nickelodeon e Comedy Central, entre outros canais que, no passado, foram a "espinha dorsal" da antiga Viacom, e hoje sofrem com a queda no número de assinantes da Pay TV, assim como o mercado de forma geral, e acaba por concentrar seus maiores esforços no streaming. No Brasil, por exemplo, todos os conteúdos que estreiam na grade dos canais têm exibição simultânea ou às vezes até antecipada no serviço de streaming Paramount+. A junção entre as marcas poderia ocasionar futuras junções de canais, uma vez que a própria WBD também tem um portfólio bem extenso de marcas de TV por assinatura para administrar. 

Na última semana, analisamos como o futuro do mercado de streaming caminha para uma redução e unificação de plataformas. Num cenário em que Paramount e WBD se unissem, elas poderiam criar uma verdadeira gigante do streaming, considerando especialmente o número de estúdios e canais que estariam sob um mesmo guarda-chuva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui