Free The Work apresenta balanço de 2022

Evento em SP reuniu diretoras e representantes do FreeTheWork, da APRO e da ONU Mulheres (Foto: Divulgação)

Em uma nova edição, o Free The Work Brasil divulgou sua pesquisa anual para o grupo de diretoras de sua comunidade no país. Ao todo, a pesquisa coletou 45 respostas de diretoras participantes do movimento, que compartilharam seus insights sobre temas relacionados à diversidade dentro das agências e o sentimento geral em torno da equidade de gêneros no mercado. Os dados apresentados ao longo deste relatório são anedóticos, refletindo as experiências da amostra populacional pesquisada.

O balanço aponta que 91% das pesquisadas são representadas por alguma produtora audiovisual. Em relação à pandemia, mesmo com 2022 já ter sido um ano menos tenso do que os anteriores, 55,6% das respondentes ainda sentiram que seus trabalhos foram prejudicados pelo período e 20% viram um impacto positivo. Apenas 40% dessas profissionais acreditam que houve um aumento do volume de pedidos de orçamento em relação aos anos anteriores.

Nesse quesito, a WMcCann (35,6%) foi a agência que apareceu no ranking entre as que mais orçaram produções com mulheres à frente da direção, seguida pela Publicis (33,3%) em segundo lugar e a Havas Betc e a Gut (ambas 31,1%) empataram no terceiro lugar. Apesar disso, o ranking não se manteve igual quando observa as agências que efetivamente contrataram mulheres à frente da direção. De acordo com as respostas levantadas, as agências Publicis, Suno e Gut empataram em primeiro lugar no trabalho efetivo com as mulheres à frente da direção, representando 17,8% do total. Na sequência aparecem as agências Africa e a CP+B, ambas com 13,3% de menções.

Sobre os segmentos mais produzidos, as categorias mais dirigidas pelas mulheres da pesquisa permaneceram as mesmas de 2021, mudando apenas a ordem. Beauty / Fashion estão em primeiro lugar com 64,4%; Lifestyle em segundo com 37,8%; e documental / testemunhal em terceiro com 31,1%. Porém, vale ressaltar que 84,4% das respondentes afirmaram trabalhar com temáticas diversas, um aumento de 6,4% em comparação com o ano anterior, que ouviu 41 diretoras. 

Para apresentar o balanço anual e comemorar o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, que acontece no dia 21 de março, foi realizado um evento com as diretoras e representantes do FreeTheWork, da APRO e da ONU Mulheres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui