Teia SP Digital reúne mais de duas mil pessoas em evento de apresentação

João Pontes, diretor da Política Nacional da Cultura Viva, na Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (Foto: Reprodução)

A Teia SP Digital realizou na última semana o segundo encontro online, aberto e gratuito, para apresentação das novas diretrizes da cultura no estado de São Paulo. O evento foi transmitido ao vivo pela plataforma #CulturaEmCasa e contou com a participação de mais de duas mil pessoas. Lançada em dezembro de 2022, a plataforma reúne virtualmente os Pontos de Cultura, entidades e coletivos culturais reconhecidos e apoiados financeiramente pelo Ministério da Cultura (MinC). A ação foi uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo em parceria com o MinC e organização da Amigos da Arte, que gere a plataforma #CulturaEmCasa.

Autoridades e lideranças da arte e cultura no país, como a Secretária da Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, Marília Marton, estiveram presentes em apoio ao projeto. A Secretária anunciou o lançamento de um edital que premiará 74 iniciativas culturais com Kits Culturais do Audiovisual – compostos por dez itens, como câmera digital, tela de projeção, mixer e microfone, entre outros. A chamada pública, ainda sem data definida, contará com investimento aproximado de R$ 1,3 milhão. A iniciativa  é realizada  em parceria com o Ministério da Cultura e, além da premiação, certifica Pontos de Cultura já são reconhecidos pela comunidade pela capacidade de atuação social que desempenham. 

Marília Marton destacou ainda que a Teia SP Digital servirá como acervo para o registro e memória dos Pontos de Cultura. Desde o lançamento do convênio do Cultura Viva entre Secretaria e MinC, o Governo de São Paulo já atendeu em torno de 800 Pontos de Cultura.

João Pontes, diretor da Política Nacional da Cultura Viva, na Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural ligado ao MinC, anunciou que serão incorporadas as leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo para reconhecer e fortalecer diferentes grupos culturais. A iniciativa deve ajudar principalmente artistas que foram impactados durante a pandemia. "O Ministério da Cultura está de volta para todo o movimento cultural do país", destacou. 

Participaram ainda do evento Natália Cunha, coordenadora da unidade de fomento à cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo;  Tatiana Solimeo, gestora da Rede de Pontos de Cultura do Estado de São Paulo; e Fábio Riani Costa Perinotto, coordenador-geral da Diretoria Nacional de Assistência Técnica a Estados Distrito Federal e Municípios no MinC.

A live está disponível no YouTube da plataforma #CulturaEmCasa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui