Pajubá Lab busca projetos com narrativas LGBTI+ 

Pajubá Lab (Foto: Divulgação)

Pajubá Lab é um programa de mentoria de argumentos de longas-metragem e de obras seriadas com temáticas de gênero e diversidade sexual. A programação contará com um laboratório de mentoria, além de dois cursos de formação, "Meu Primeiro Argumento Cinematográfico" e "Construção de Personagem/Protagonismo Feminino e LGBTQIA+ no Cinema Contemporâneo".

O evento é uma realização das produtoras Cinetrupe, Invasão Produções e Um Silva, contemplado pelo edital de Fomento à Cultura (Foca), da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, e com apoio do Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica e do Centro de Artes Calouste Gulbenkian. Os mesmos idealizadores realizaram a primeira edição do Pajubá Fest – Festival de Cinema LGBTI+ do Rio de Janeiro em março de 2021.

As inscrições para o laboratório de mentoria abrem nesta segunda-feira, dia 22 de maio, e seguem até 11 de junho. Serão selecionados oito projetos, sendo quatro de longa metragem e quatro de obras seriadas. Já as inscrições para os cursos de formação ficarão abertas de 30 de junho a 13 de julho. O evento será realizado entre 24 e 28 de julho de 2023, sendo o laboratório de mentoria em formato remoto e os cursos de formação em formato presencial no Centro de Artes Calouste Gulbenkian e no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, ambos no Rio de Janeiro. Não é exigido formação na área audiovisual para se inscrever, mas é fundamental haver dedicação e identificação com o ofício da escrita e da produção cinematográfica. 

No laboratório, os selecionados serão assessorados por quatro mentores atuantes e renomados no mercado pelos seus trabalhos com temática LGBTI+: Ary Rosa, roteirista de "Café Com Canela" (2017); Gustavo Vinagre, roteirista de "Três Tigres Tristes" (2022); Julia Katharine, roteirista de "Lembro Mais dos Corvos" (2018); e Marina Meira, roteirista da série "Sem Filtro" (2023) da Netflix. Os participantes ganharão certificado.

As formações serão ministradas por Fidelys Fraga, que conduzirá as aulas de "Meu Primeiro Argumento Cinematográfico"; e por Sandra Pereira, que vai liderar o estudo de "Construção de Personagem/ Protagonismo Feminino e LGBTQIA+ no Cinema Contemporâneo". Os dois cursos terão um total de 12 horas cada, divididas em quatro horas por dia, durante os três dias de evento. Os participantes também ganharão certificado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui