A Globo anuncia a criação de novas estruturas nos Estúdios Globo que irão potencializar o desenvolvimento e produção dos gêneros Auditório e Humor e garantir múltiplas narrativas e formatos para todas as plataformas da Globo.
Com o novo desenho organizacional, duas diretorias de gênero foram criadas e serão lideradas por Monica Almeida, que assumirá a de Auditório, e por Patricia Pedrosa, a de Humor. Outra novidade que reforça o investimento na evolução de narrativas e na busca por novos formatos é a implantação do núcleo de Produção de Filmes de Janela Curta, sob a responsabilidade do produtor Raphael Cavaco, no Gênero Dramaturgia, com direção artística de José Luiz Villamarim.
Direção de Gênero – Auditório
Para explorar estas oportunidades e ajudar no desenvolvimento permanente dos nossos programas de auditório, foi criada a Direção do Gênero Auditório, que será exercida pela Monica Almeida. Na nova posição, Monica vai contribuir com Luciano Huck e Helio Vargas, no Domingão com Huck; com Marcos Mion e Geninho Simonetti, no Caldeirão com Mion; e com Serginho Groisman e Adriano Ricco, no Altas Horas. Os três programas passam a formar o portfólio do Gênero Auditório.
Direção de Gênero – Humor
Para estimular e desenvolver projetos de humor em todos os formatos e para todas as plataformas, é criada a Direção do Gênero Humor. A posição será ocupada pela Patricia Pedrosa. Como Diretora do Gênero Humor, o papel de Patricia será o de abrir caminho para o portfólio mais diverso possível de projetos, envolvendo talentos da casa e do mercado.
Núcleo de filmes – Janela Curta
O núcleo funcionará dentro do Gênero Dramaturgia, sob a direção artística do José Luiz Villamarim. O objetivo do Núcleo será produzir longas metragens para atender as demandas da TV Globo e do Globoplay. O responsável pela Gestão do Núcleo de Filmes será o Gerente de Produção Raphael Cavaco, produtor com 15 anos de experiência na Globo e cinco anos em produção para cinema.
Ele terá a missão de planejar as produções com o maior grau possível de aproveitamento de recursos existentes nos Estúdios, como, por exemplo, as cidades cenográficas. Cavaco e Villamarim vão organizar processos de briefing e pitching para que toda a comunidade criativa da Globo possa ter propostas avaliadas. Criadores do mercado também serão convidados a participar. Por último, o Núcleo de Filmes vai operar em parceria com a Globo Filmes, que mantém suas atribuições como responsável pelo negócio cinema. Juntas, as duas áreas vão avaliar obras com potencial de exibição nesta janela.