"Kwat e Jaí – Os Bebês Heróis do Xingu", de Clarice Cardell, abre a 14ª edição do Festival comKids 

Curta “Kwat e Jaí - Os Bebês Heróis do Xingu”, de Clarice Cardell (Foto: Divulgação)

A 14ª edição do Festival comKids traz um panorama de conteúdo audiovisual infantojuvenil da ibero-américa com 86 títulos. A abertura acontece com o curta "Kwat e Jaí – Os Bebês Heróis do Xingu", de Clarice Cardell, filme com aplicação em animação 2D inspirada no grafismo do Alto Xingu, da comunidade Hiulaya. As filmagens foram realizadas no Parque Indígena do Xingu, com elenco e figurantes locais. 

Dos 86 títulos selecionados, 51 vêm dos demais países ibero-americanos. A Colômbia está em 23 produções (destas, quatro como coprodutora), a maior parte com o apoio da Señal Colombia e do Canal Eureka. Da Argentina, são 17 títulos, muitos com o apoio do Canal Pakapaka. Do Chile são sete filmes e, da Espanha, quatro, sendo que dois são resultado do Mestrado na UPV. Panamá, Equador, Cuba e México aparecem com uma produção de cada.

Dos 51 títulos ibero-americanos selecionados, 32 têm apoio de entidades, governo ou canais de TV. Outro número que chama a atenção na seleção é dos filmes dirigidos por mulheres: 37 títulos, totalizando 40 diretoras atrás das câmeras – mais de 40% dos 86 títulos selecionados.

A Mostra Competitiva e seus debates, Conversas comKids, Masterclasses e Workshopsacontecem presencialmente no Itaú Cultural, no Sesc Vila Mariana, no Instituto Goethe e no Clube do Professor, projeto do Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca. Nas plataformas digitais do Itaú Cultural, Sesc, Spcine e do comKids também será possível ter acesso a conteúdos. A abertura, em 7 de agosto, acontece no Goethe-Institut, em Pinheiros.

Os títulos que participam da competição estão divididos em categorias por faixa etária, e, serão votados pelo público presente e por um Júri Infantil. A divisão dos títulos se dá por categorias (Ficção, Não Ficção e Conteúdos Curtos) para cada faixa etária: até seis anos, de sete a dez anos e de 11 a 15 anos.

Neste ano, os filmes concorrem a diversos prêmios, dentre eles, o Prêmio comKids Prix Jeunesse Internacional, considerado o Oscar mundial infanto-juvenil, que oferece passagem de ida e volta e hospedagem para o/a diretor/a participar do evento em 2024, na Alemanha; o Prêmio comKids SescTV, com um valor de Aquisição;  e os Prêmios comKids Centro Cultural B_arco, e Faculdade Meliès, com bolsas de estudo.

O Festival comKids recebeu inscrições de 297 títulos, número recorde dentre todas as edições realizadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui