A Anatel planeja anunciar em breve o acordo de cooperação com a Ancine para adotar medidas contra a pirataria online. O presidente Carlos Baigorri revelou durante o 36º Seminário Internacional ABDTIC nesta quarta-feira, 23, que a iniciativa deverá utilizar a experiência da agência de telecomunicações nos recentes casos de bloqueio de IPs durante as eleições e aplicar o método para realizar o bloqueio administrativo de streamings ilegais, por exemplo.
“Acho que o projeto está bem maduro, estamos nas fases finais de validação, e em breve teremos esse acordo com a Ancine”, declarou Baigorri. Ele entende que a medida também é parte dos objetivos da Anatel na agenda regulatória de ter uma abordagem mais “estruturada e coordenada no que diz respeito à economia digital e o papel do Estado”.
Diretor-presidente da Ancine, Alex Braga Muniz fala que a preocupação comum e o momento permitiram essa busca por sinergia e coordenação com a Anatel. “Estamos em fase final de acelerar os processos, mas foi preciso um encontro de momento das agências”. Além disso, o acordo deverá prever o compartilhamento de dados e “estudos do ambiente em que a conectividade se associa ao conteúdo”.